Toda vez que eu vejo alguém clamando por mais pesquisa sobre Gestão Estratégica do Conhecimento Organizacional ou alguém metido em uma pesquisa doida, baseada em uma teoria que eu considero maluca, eu lembro daquela gloriosa frase de Einstein.
"Whether you can observe a thing or not depends on the theory which you use. It is the theory which decides what can be observed."
Forte abraço
Fernando Goldman
6 comentários:
Fernando
Esta frase só impressiona a quem não sabe o que é teoria, ou quem se impressiona com o nome do autor.
Como assim?
Fernando
Não temos a menor ideia do que é a realidade física que nos cerca ( falando por mim apenas). Aí o pessoal que PODE, cria /inventa modelos para digamos....imitar a realidade. A estes modelos, que são apenas construtos humanos, denominamos teorias. Claro que os parâmetros utilizados no modelo é que vão definir o que poderia ser observado se o modelo tivesse "um certo grau de ajuste" com a procurada realidade. E olha que o autor não via com bons olhos os modelos de quântica.
Logo não há nada de novo com a afirmação do Einstein.
Ou talvez eu não esteja entendendo nada do que o Einstein quiz dizer, que é o mais provável.....
Forte abraço
Prezado Ferdinand
Para uma interessante discussão inicial sobre modelos e teorias eu recomendo o artigo disponível em http://mba.eci.ufmg.br/downloads/ModTeoEnancib2012_v8_MBA_web.pdf.
Forte abraço
Fernando
Não consigo acessar.
O resultado é sempre "page not found"
Os firewalls daqui podem ter sido ajustados para embarreirar o conhecimento.......
Fernando
O artigo apontado considera os 3 mundos do Popper.
Parece que o Einstein não tinha conhecimento deste conceito de tres mundos, pois parece que está no mundo 1 e ponto.
Mundo 1, 2 e 3 são a mesma coisa para ele. É como se a teoria pudesse definir a realidade. E não com é de fato, a realidade é o que é. Se não conseguimos montar modelos ou teorias, problema de limitação só nosso.
Cada vez vejo menos sentido na frase do Einstein.
Postar um comentário