domingo, 7 de janeiro de 2018

The Invisible Hook (2ª parte): Como a sociedade pirata prova que o interesse próprio econômico está errado

Esta tradução faz parte do meu projeto pessoal de antropofagia* de boas ideias escritas originalmente em inglês. Enquanto os periódicos acadêmicos nacionais se dedicam à publicação de textos inéditos de autores nacionais, há uma lacuna na formação de nossos estudantes de graduação que, em sua maioria, não dominam a leitura de textos especializados em inglês e ficam assim sem acesso a ideias seminais. Claro que ideal seria ensinar inglês a todos nossos estudantes, mas a realidade é que não temos tido sucesso nem mesmo em ensinar o português. Esta tradução foi autorizada diretamente pelo autor do texto original para publicação neste Blog. Críticas, comentários e sugestões sobre a tradução serão bem-vindos.

* Conheça o Manifesto Antropófago de Oswald de Andrade, 1928, em https://pib.socioambiental.org/files/manifesto_antropofago.pdf
Devido às limitações do Blog, a tradução será publicada em partes.
The Invisible Hook: Como a sociedade pirata prova que o interesse próprio econômico está errado (2ª parte)
Os bandos de piratas são radicalmente democráticos e igualitários: Hayek e o imperativo evolucionário.
Tradução: Fernando Luiz Goldman
Clique aqui e leia a 1ª parte


Quando eu li The Invisible Hook, encontrei todos os principais temas que foram discutidos no seminário, incluindo o tema abrangente de que tudo pode ser explicado como uma forma de interesse próprio. No seminário, isso assumiu a forma de discussões acadêmicas sobre o individualismo nas ciências sociais. Para Leeson, isso significava que todas as nuances do comportamento dos piratas - sua justiça uns com os outros, sua crueldade altamente seletiva em relação a suas vítimas, mesmo a “Jolly Roger”[1], como um sinal que lhes é caro, podem ser explicados como formas de comportamento maximizador do lucro. Isso se aproxima da versão vulgar do liberalismo e Leeson não é tímido em chamar "A ganância é boa" de uma lição central a ser aprendida (p. 177).
Para mim, a lição central a ser aprendida, tanto do seminário quanto do livro de Leeson, é que o conceito de interesse próprio individual é incoerente. Esse é, sem dúvida, o principal problema com a Economia e a grande contribuição que a Teoria da Seleção Multinível (TSM) pode fazer para fornecer uma alternativa mais coerente.
Antes de criticar The Invisible Hook, permitam-me elogiá-lo. É uma leitura fantástica que usa as sociedades piratas como um microcosmo para levantar grandes questões sobre a natureza humana e sociedade. Eu aprendi muito sobre piratas, que eu não conhecia anteriormente, e a análise econômica de Leeson tem muitos acertos. Minha principal queixa é que podemos fazer melhor com nosso quadro explicativo geral. The Invisible Hook pode servir de microcosmo para levantar grandes questões sobre a teoria econômica, além de grandes questões sobre a natureza humana e sociedade.
Aqui estão alguns dos fatos sobre a sociedade pirata que clamam por uma explicação. Famosos por sua barbárie em relação às vítimas, é fácil supor que os piratas também devem ser bárbaros entre si, mas nada está mais longe da verdade. A maioria das sociedades piratas era escrupulosamente democrática. Eles votavam quem deveria ser seu capitão e eram rápidos em depô-lo se ele não se saísse bem. Eles limitavam a autoridade de seu capitão para situações de batalha e elegiam outro oficial, o intendente, para supervisionar a vida diária a bordo. O capitão e o intendente recebiam apenas duas partes de saque capturadas, em comparação com uma parte para cada membro da tripulação. Uma proporção significativa de tripulantes dos piratas era negra e, enquanto alguns eram escravos, outros eram tratados como iguais.
Embora seu comportamento temível em relação a suas vítimas fosse real, também era altamente estratégico. O objetivo era capturar navios e pegar seus valores sem qualquer luta. Enquanto suas vítimas não tentassem lutar ou ocultar seus objetos de valor, ninguém provavelmente sofreria. A resistência era respondida com crueldade desenfreada, não porque os piratas fossem psicopatas, mas cultivavam uma reputação de serem psicopatas para diminuir a resistência das futuras vítimas. Os piratas também eram cruéis com os capitães de navios capturados que eram cruéis com suas próprias tripulações. Eles raramente recrutaram membros da tripulação de navios capturados e não precisavam, já que geralmente havia muitos voluntários. A principal exceção a esta regra era a tripulação com habilidades especiais, como cirurgiões ou carpinteiros.
Leeson compara a invenção da governança democrática entre os piratas com outras invenções ao longo da história, como a antiga Atenas e a América colonial. No entanto, de longe a comparação mais interessante é com as sociedades caçadoras-coletoras em todo o mundo, que o antropólogo evolucionista Christopher Boehm chama de sociedades de "dominância reversa" [2]. Na maioria das sociedades animais, o domínio assume a forma de indivíduos mais fortes intimidando os mais fracos. Essas sociedades se chamariam de despóticas em termos humanos e proporcionam um ambiente social inóspito para a cooperação. Mesmo a cooperação limitada que ocorre geralmente assume a forma de pequenas alianças que competem contra outras alianças dentro do mesmo grupo. Em nossos antepassados ​​distantes, membros de grupos encontraram maneiras de suprimir coletivamente comportamentos disruptivos de atendimento próprio, o que proporciona um ambiente social mais hospitaleiro para a cooperação. Se você não pode ter sucesso a expensas de outros dentro de seu próprio grupo, a única alternativa é cooperar dentro de seu grupo em competição com outros grupos, que podem assumir a forma de competição direta, como guerra,
Aqui está o nosso primeiro ponto de ruptura entre a teoria econômica e a teoria evolucionária como grandes quadros explicativos. A teoria econômica não se aprofunda muito longe no passado. Leeson não se aproximou da antiga Atenas. A teoria evolucionária parece ir mais longe, até o passado. A partir desta vantagem, os piratas estavam fazendo o que surgiu naturalmente em toda a nossa história como uma espécie - cooperando dentro de seu grupo de uma forma que foi rigorosamente policiada e se comportando como uma unidade corporativa para outros grupos de forma adaptada ao contexto ecológico.
A seleção do grupo é um conceito que Darwin foi forçado a desenvolver quando percebeu que sua teoria da seleção natural não poderia explicar a evolução dos comportamentos pró-sociais[3] ·. A palavra "pró-social" refere-se a qualquer atitude, comportamento ou instituição orientada para o bem-estar dos outros ou de um grupo como um todo. É mais geral do que a palavra "altruísmo", o que implica um certo auto-sacrifício no ato de ajudar os outros. A palavra pró-social é agnóstica nesse ponto. Se uma pessoa pode fazer bem fazendo o bem, tanto melhor.
No entanto, como uma questão básica de tradeoffs, ajudar os outros ou o grupo como um todo, geralmente, exige tempo, energia e / ou risco por parte dos atores individuais, o que os coloca em uma desvantagem relativa em relação aos outros membros do mesmo grupo, que recebem os benefícios sociais sem pagar os custos individuais. Aqui está um segundo ponto de ruptura entre a teoria evolucionária e econômica. A teoria evolucionária baseia-se na forma física relativa. Não importa o quão bem um organismo sobrevive e reproduz; só que é melhor do que outros organismos nas proximidades. A teoria econômica vem em muitos sabores, mas a versão ortodoxa atual é baseada na utilidade absoluta, como se as pessoas simplesmente desejassem maximizar seus lucros sem compará-los com os de outras pessoas.
Para melhor entender a diferença entre a aptidão (ou utilidade) relativa comparada à absoluta, imagine que você é um membro de um grupo e pode agir de forma a gerar US$ 100 dólares para todos, incluindo você, a um custo pessoal de apenas US$ 1. Isso faz você US$ 99 mais rico e todos os outros US$ 100 mais ricos. Se você se preocupa apenas com seu lucro absoluto, você embarcará nesta ação. Se você se preocupa apenas com seu lucro em relação aos outros em seu grupo, você evitará essa ação. O fato é que, em muitas situações, as pessoas escolhem o equivalente à segunda opção porque se preocupam em ter mais do que o seu bem-estar absoluto.
De acordo com o economista Robert Frank, repensar a teoria econômica para refletir o fato de que "a vida é classificada em uma curva" acabará por fazer Charles Darwin, e não Adam Smith, o pai reconhecido da Economia[4]. Para Darwin, o problema enfrentado foi que a seleção natural entre indivíduos dentro dos grupos não pode explicar a evolução dos comportamentos pró-sociais. Sua solução era adicionar outro nível de seleção natural - entre os grupos em uma população de vários grupos. Aqui é como ele colocou em uma das suas declarações canônicas com grupos humanos em mente[5].
Não se deve esquecer que, embora um alto padrão moral não ofereça uma leve vantagem, ou nenhuma, para cada homem individualmente e seus filhos sobre outros homens da mesma tribo e, ainda, que um aumento no número de homens moralmente bem dotados e que o avanço do padrão de moralidade certamente dará uma vantagem imensa a uma tribo sobre outra. Não há dúvida de que uma tribo que inclui muitos membros que, possuindo em alto grau o espírito de patriotismo, fidelidade, obediência, coragem e simpatia, estando esses membros sempre prontos para se ajudar uns aos outros e sacrificar-se pelo bem comum, seria vitoriosa sobre outras tribos; e essa seria a seleção natural. Em todo o mundo, tribos suplantaram outras tribos; e como a moral é um elemento importante do seu sucesso, o padrão de moralidade e número de homens moralmente bem dotados, em todos os lugares, tende a aumentar continuamente (p. 166).
A seleção de dois níveis (entre indivíduos dentro de grupos e entre grupos de uma população) deu à teoria evolucionária a capacidade de explicar os comportamentos disruptivos de auto-atendimento (favorecidos pela seleção dentro do grupo) e comportamentos pró-sociais (favorecidos pela seleção entre grupos) em qualquer espécie social. A questão de qual nível de seleção prevalece, ou se ambos operam em um grau (resultando em uma mistura de comportamentos anti-sociais e pró-sociais), é uma questão empírica que deve ser examinada caso a caso. A seleção dentro do grupo é a força dominante em muitas espécies sociais, como já observei. Estas são sociedades do tipo "uma vida de cão e depois você morre", nas quais nenhum de nós gostaria de viver. Elas persistiram por milhares de gerações e continuarão a persistir a menos que haja uma mudança no equilíbrio entre os níveis de seleção.
Para continuação, clique aqui e leia a 3ª parte




[1] Jolly Roger é nome dado às bandeiras piratas, mais concretamente à típica bandeira cujo fundo é preto e tem uma caveira branca com dois ossos cruzados. (nota do tradutor)
[2] Boehm, C. (2011). Moral Origins: The Evolution of Virtue, Altruism, and Shame. New York: Basic Books.
[3] Wilson, D. S. (2015). Does Altruism Exist? Culture, Genes, and the Welfare of Others. New Haven, CT: Yale University Press.
[4] Frank, R. (2011). The Darwin Economy: Liberty, Competition, and the Common Good. Princeton: Princeton University Press.
[5] Darwin, C. (1871). The descent of man and selection in relation to sex (Vol. 2 vol.). London, UK: John Murray.

Nenhum comentário: