sábado, 22 de janeiro de 2011

O Mundo Mágico de Escher

Prezados

Estou chegando do CCBB onde tive a oportunidade de assistir a exposição dos trabalhos do artista holandês Mauritis Cornelis Escher (1898-1972), produtor de uma obra única e muito importante, baseada principalmente no ilusionismo gráfico.

Além de muitas gravuras e reproduções de peças do artista, segundo a divulgação do evento, há ao todo dez instalações, que convidam o participante a desvendar manobras gráficas. Há também um documentário,na minha opinião muito bom, e uma animação 3D, sobre o trabalho de Escher.

A exposição é ótima e dá uma ideia bem abrangente do riquíssimo trabalho de Escher, desde as ideias mais simples e hoje muito exploradas às mais elaboradas.

A exposição é gratuita e eu a recomendo enfaticamente.


Forte abraço

Fernando Goldman

O Mundo Mágico de Escher
De 18/01 a 27/03 - Ter a Dom
Horário: 9h às 21h
Gratuito

Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB)
R. Primeiro de Março - 66
Centro
Fone: 3808-2020



3 comentários:

Ferdinand disse...

Fernando
No segmento indicações de cultura, fui surpreendido pela notícia na Folha de São Paulo, do lançamento da tradução do romance de Markus Orths, A Camareira (Das Zimmermädchen). Lí ano passado,no original. É uma estória bem diferente do que se pode imaginar pelo título. É bom. Recomendo.
Abraço
Ferdinand

Ferdinand disse...

Não lí nada a respeito do Escher, apenas aprecio o seu impressionante trabalho.
Tive a idéia de que o mesmo deve ter descoberto que a nossa percepção é muito focada. Quando observamos um detalhe, outros nos escapam da cognição. Só quando se vai juntando os detalhes é que saltam os paradoxos geométricos.
O que eu estranho é que ninguém se atreveu a fazer isso antes, pois é tudo muito recente.
Que aspecto de cognição impedia isto de acontecer a digamos 250 anos?

Fernando Goldman disse...

Prezado Ferdinand

Enquanto alguns pensadores durante muito tempo imaginaram, alguns ainda imaginam, que todo conhecimento provem apenas de nosso aparato sensorial, nossa percepção, outros cedo se deram conta que nossa percepção é muito traiçoeira.

Escher explorou isto em muitos de seus trabalhos.

Na exposição há um belíssimo documentário mostrando os fatores que influenciaram seu pensamento. sua ida para o sul da Itália foi fundamental em sua obra.

Forte abraço

Fernando Goldman