sábado, 8 de janeiro de 2011

As 10 postagens mais populares


Prezados

Em 26 de dezembro de 2010 10:38, o Ferdinand, me enviou o seguinte comentário:

Fernando, Bom Dia
Estive fuçando outros blogs, e no do Adriano Lima, acabei achando depois de muito revirar, um post que é um "must". Só que está soterrado por um monte de coisas menos relevantes na proposta dele, e que aparecem primeiro devido à série histórica dos posts.
Mas esta foi a minha percepção, outros leitores podem achar aquele post sem muita relevância.
Sugerí que ele implantasse um "mecanismo" que permitisse aos leitores apenas dar uma nota de relevância. Teríamos assim um mecanismo que iria, não mostrar os mais lidos, pois este já é usado, mas os mais impactantes para a percepção de cada um.
Emerge aí uma sinalização do que é mais relevante dos que ja leram para os novos.
Vamos ver se ele vai gostar da idéia.
Penso que podias presentear teus leitores com um serviço desta natureza. Facilitarias a vida dos leitores e acho que acabarias alavancando teu ótimo blog.

Forte abraço.

Bem, eu acabo de criar na barra lateral do blog a seção "As 10 postagens mais populares". Trata-se de um serviço oferecido pelo Blogspot, que espero possa realmente ser útil ao leitores destas blog. Não sei exatamente como eles avaliam o grau de popularidade das postagens e nem estou certo se não haverá um efeito acumulativo, pois ao visitar as postagens mais populares, elas se tornarão cada vez mais populares, mesmo que quem as visite não goste tanto delas assim.

Na minha opinião o mecanismo mais útil do blog ainda é a ferramenta de busca, que permite imediatamente identificar quais postagens tratam de determinados assuntos.

Talvez não seja exatamente o solicitado pelo Ferdinand, mas vamos ver como se comporta, para avaliarmos se está sendo útil ou não. De qualquer forma, se alguém tiver mais sugestões para aprimorar o blog, estou aberto a ouví-las e fico muito grato.

Forte abraço

Fernando Goldman


Nenhum comentário: