sexta-feira, 6 de julho de 2007

Três Estratégias Para Turbinar a Inteligência Organizacional - 2

Mensagem originalmente postada no Fórum da SBGC em 30/072006


ORIGINAL: orlean

E uma das regras mais
importantes do Teatro do Improviso (e ao meu ver, as organizações são grandes
palcos onde o Teatro do Improviso acontece em sua forma mais pura e freqüente) é
a Regra do Entendimento. A Regra do Entendimento estabelece os princípios
básicos para que o desenvolvimento e os diálogos ocorram com fluidez.



Minha gente

Eu não tenho pique para acompanhar vocês.

Depois da provocação inicial do Fernando, aliás vamos assumir que o Jefferson é Fernando e eu,embora Fernando também, seja chamado de Goldman.

Voltando à provocação do Fernando(Jefferson), após ela tivemos uma participação digna de destaque com a mensagem enviada pela Sônia, e algumas mensagens muito interessantes do Luiz Evanio.

Pois eu me preparava para arrumar as idéias e responder a todos quando o Daniel me atropela.

quote:

E como podemos chegar ao entendimento sem a definição de uma linguagem simples e de fácil entendimento entre os participantes?



Concordo com o Luiz Evanio quando diz que ,

quote:

sem uma linguagem organizacional adequada não podem ser absorvidos nem gerados conhecimentos de interesse, nem é possível definir informações gerenciais aderentes à realidade e, portanto, relevantes para a decisão. Além disso, obviamente não pode ser exercitada uma comunicação organizacional de qualidade.


Acho que o Daniel acrescentou as palavras chaves : "simples e de fácil entendimento"

Reparem que já não estamos questionando a importância que o Luiz Evanio levantou para a Linguagem Organizacional.Seus argumentos são inquestionáveis. Importa agora como ela deve ser e aí eu acho que a SBGC poderá desempenhar uma papel fantástico para o País.Uma parcela expressiva da Linguagem Organizacional está correlacionada com Gestão do Conhecimento e é comum às diversas empresas e atividades.

Imaginem o ganho para o País de ter um grossário de termos bem definidos e operacionais. Díficil ? Sim. Mas deve ser tentado.

Concordo que minha definição inicial de Inteligência Organizacional é lacônica. Podemos voltar a ela e melhorá-la, sem abrir mão de que seja "simples e de fácil entendimento"

Para terminar, quero dar um pouco mais de destaque a forte mensagem da Sonia e dizer que compartilho seu entusiasmo pela Memória Organizacional, e quero aproveitar para fazer uma pergunta, em primeira instância a ela, embora acredite que outros tenham opiniões a somar :

Você acha que tem gente confundindo Memória Organizacional com história da organização ?

Nenhum comentário: