sexta-feira, 6 de julho de 2007

Plano de implantação de GC

Mensagem originalmente postada no Fórum da SBGC em 15/01/2007

Meu Caro Rafael Soares

Você está mexendo numa tremenda caixa de marimbondos.
Não se trata apenas de ir ao dicionário e buscar o significado da palavra "metodologia".
Aliás, se formos ao Aurélio, encontraremos:

"Substantivo feminino.
1.A arte de dirigir o espírito na investigação da verdade.
2.Filos. Estudo dos métodos e, especialmente, dos métodos das ciências:
metodologia das ciências naturais. [Cf., nesta acepç., epistemologia e teoria do conhecimento.]
3.Liter. Conjunto de técnicas e processos utilizados para ultrapassar a subjetividade do autor e atingir a obra literária."

Infelizmente, nenhuma das definições acima atende de forma completa e definitiva ao que você está buscando, pois o termo “metodologia” vem sendo largamente utilizado com muitas variações de significado.

Por exemplo:

"Uma metodologia completa constitui-se de uma abordagem organizada para atingir um objetivo, através de passos preestabelecidos. É um roteiro para o desenvolvimento estruturado de projetos, sistemas ou software, visando a qualidade e produtividade destes" (REZENDE, 2001).

Eu iria mais longe, dizendo tratar-se de um roteiro para o desenvolvimento
estruturado de projetos, sistemas, software, processos, modelos e por aí vai.

Esta história é realmente muito enrolada e desperta os mais variados apetites. daqui a pouco alguém vai nos mandar uma mensagem perguntando se uma receita de bolo de chocolate é uma metodologia ou um roteiro.

Eu tenho alguns conceitos. Para mim :

1 - Gestão do Conhecimento é um processo de negócios - Podemos dizer um Macro-Processo;

2 - Gestão de Projetos,esta sim é uma metodologia, entendida aqui como um conjunto técnicas e processos;

3 - Gestão do Conhecimento, como processo que é , tem conceitos + métodos + técnicas.

4 - É possível ainda falar em Gerenciamento de Projetos orientados ao Conhecimento

e muitas outra elocubrações....

Sem querer polemizar, minha visão é :

" Em uma abordagem mais próxima da definição 2 do Aurélio, é possível escolher alguns conceitos, métodos e técnicas de GC e propor uma metodologia para modelar o processo de Gestão do Conhecimento em uma organização específica."

E aí talvez esteja o pulo da gato para nós dois não ficarmos enredados numa chuva der mensagens discutindo o que é metodologia e o que é roteiro. Vamos assumir que toda metodologia é um roteiro, mas nem todo roteiro pode ser entendido como uma metodologia.
Amrit Tiwana(2000) em seu livro "The Knowledge Management Toolkit : practical techniques for building a knowledge management system " se recusa a chamar o roteiro por ele apresentado de uma "metodologia". Segundo Tiwana, o termo “metodologia” denotaria um processo que poderia ser realizado quase da mesma maneira em praticamente qualquer organização e produzir sempre os mesmos resultados. Ainda segundo ele, duas organizações nunca são exatamente iguais e considerar a implantação da Gestão do Conhecimento como uma metodologia desconsidera as especificidades e a complexidade da organização em questão.
Tiwana fornece então um roteiro composto de diferentes fases e cada fase, por sua vez, composta por etapas bem definidas que lhe ajudarão a desenvolver uma estratégia de Gestão do Conhecimento dentro do contexto de sua própria organização.
Nas palavras de Tiwana: “Focando nas perguntas certas, você pode obter as respostas certas para sua situação”.
A própria Cozer, em seu excelente artigo chama à atenção para :

"A gestão do conhecimento não é e jamais deverá ser tratada como um
pacote que se implanta da mesma forma em todas as organizações. Isso seria uma falácia das grandes. Cada organização tem um estágio diferenciado de maturidade organizacional com vistas à gestão do conhecimento. É preciso identificá-lo adequadamente e cuidadosamente adaptar a metodologia descrita anteriormente. Caso contrário, os riscos de insucesso serão imensos, podendo trazer grandes prejuízos às pessoas e às organizações".

Assim, além do artigo citado, que é de excelente nível, continua atual e utiliza a palvra metodologia dentro de um contexto próprio, eu lhe sugiro conhecer também o livro de Tiwana.

Acredito que com estes dois bons referenciais teóricos, você poderá montar seu próprio roteiro.

Forte abraço

Fernando Goldman

Referências Bibliográficas:

COZER, Lília B. Congresso Anual da Sociedade Brasileira de Gestão do Conhecimento; KMBRASIL - Workshop Brasileiro de Inteligência Competitiva e GC, 3, São Paulo, 2002

REZENDE, Denis. Engenharia de Software e Sistemas de Informação. Rio de Janeiro:Brasport, 2001

TIWANA, Amrit - The Knowledge Management Toolkit : practical techniques for building a knowledge management system ,Estados Unidos : Prentice-Hall.2000 ,ISBN: 0-13-012853-8

Nenhum comentário: