sábado, 12 de novembro de 2011

O Brasil como país exportador de commodities ou de produtos intensivos em conhecimento

Prezados


Recebi o boletim do Crie em que o Marcos Cavalcanti divulga o Programa Conta Corrente Especial de hoje, sábado (12/11), falando de empreendedorismo e inovação, onde ele e o Ysmar Vianna foram entrevistados pelo George Vidor sobre como o Brasil deve se preparar para estimular a inovação no Brasil.

O foco da discussão é o momento que vivemos, onde o Brasil ainda precisa, apesar de estarmos na segunda década, escolher a forma de sua inserção no século XXI: se como país exportador de commodities ou de produtos intensivos em conhecimento.

Ainda não sei exatamente o horário do programa, mas se não puder vê-lo diretamente vou acessar o site da Globo News para asistí-lo com calma.

Mas é interessante que esta discussão se apresente e vale a pena lembrar que ela não é tão nova quanto pode parecer à primeira vista.

Para quem ainda não conhece, vale a pena conhecer o debate travado entre Eugênio Gudin e Roberto Simonsen, na década de 1940. Será possível ver que a discussão é muito mais antiga do que pode nos parecer.

A controvérsia se dava naquele momento com relação a dois pontos básicos. De um lado Simonsen, representando a inovação, tentando tirar o país da condição de simples exportador de commodities, o que naquele momento significa a planificação de um processo de industrialização como forma de mobilização econômica do país e de outro Gudin, um liberal extremado, que defendia com riqueza de argumentos nossa vocação agrícula, insistindo no aumento da eficiência (leia-se produtividade) e o ‘não’ ao planejamento que buscava a eficácia.

Muitos não percebem, mas continuamos mergulhados nesta controvérsia até hoje, mesmo que tenhamos passado da Era Industrial para a Era do Conhecimento.

O IPEA lançou dois livros comemorativos sobre o debate travado entre Eugênio Gudin e Roberto Simonsen, que estão disponíveis em :

http://www.ipea.gov.br/sites/000/2/livros/2010/Simonsen_Vol.1.pdf

http://www.ipea.gov.br/sites/000/2/livros/2010/Simonsen_Vol.2.pdf

Vale a pena conhecer o rico material ali produzido e não deixar de assistir o programa também.

Forte abraço

Fernando Goldman

Nenhum comentário: