sexta-feira, 4 de março de 2011

Apples and Ideas


Prezados

Reproduzo abaixo a dica de inglês de hoje do Rubens Queiroz de Almeida (http://br.groups.yahoo.com/group/efr2/ ) .

Trata-se de uma citação atribuída a George Bernard Shaw, a qual tem servido para exemplificar a importância do conhecimento como fator de produção, caracterizado pela abundância, ou seja, quanto mais você usa, mais você tem, diferentemente dos fatores tradicionais de produção (terra, capital e trabalho), que se caracterizam pela excassez:


Apples and Ideas

If you have an apple and I have an apple and we exchange apples then you and I will still each have one apple. But if you have an idea and I have one idea and we exchange these ideas, then each of us will have two ideas.

Forte abraço

Fernando Goldman

5 comentários:

Ferdinand disse...

Fernando

Esta citação é válida apenas em tese.
A administração teria todo o interesse em distribuir idéias segundo os procedimentos. Nestes aparece só fragmento do que interessa partilhar.
Idéias relevantes e importantes são guardadas a sete chaves e oito códigos, e não estão aí para serem disseminadas (acabou por acaso a espionagem industrial?).
Só como exemplo, pede à Coca Cola a fórmula do xarope, ou mesmo à Pepsi.

Mas mesmo com todas as barreiras as idéias acabam difundindo, quando já não são mais o cerne da vantagem competitiva.

Abração
Ferdinand

Ferdinand disse...

Fernando

“On second thoughts” acho que o Shaw era de perspicácia suficiente para ver que no mundo corporativo de hoje, você deve se preocupar com que idéias a concorrência vai aparecer.
Deixar vazar abobrinhas (mas nem tão bobinhas assim, pois a concorrência não é nada trouxa), e ter idéias que a concorrência não poderia ter tido.
Meio linear demais para valer algo no mundo complexo de hoje.

Abração
Ferdinand

Ferdinand disse...

Fernando
Tenho receio que leitores ocasionais acabem pensando que se possa trocar idéias como maçãs.
Já estive buscando soluções técnicas que por fim se revelaram serem uma "simples idéia". Mas chegar até ela levou meses de experimentação e trabalho árduo com diferentes formas de testes piloto. Estive com todo o sistema (mecanismo) imerso em minha mente por muitas horas a fio, imaginando (criando imagens mesmo!) a resposta para cada nova hipótese gerada.
Normalmente é depois de muita imersão e suor que aparece mais uma hipótese. Esta também tem que ser testada pela fria realidade.
Era trabalho de projeto e construção de máquinas.
Quando se está no campo conceitual, aparece a dificuldade adicional de validação. E sem a validação vais mais provavelmente receber um abacaxi em troca de tua maçã.
Abração
Ferdinand

Ferdinand disse...

Fernando
Uma citação que é boa para os administradores é a do Bertrand Russell: " Mesmo quando todos os especialistas estão de acordo podem muito bem estar enganados."
Ela mostra que conhecimento relevante não é uma commodity.
Abraço
Ferdinand

Ferdinand disse...

Fernando
Mais uma citação do Russell que cabe bem nesta seqüência: "Aquilo que os homens de fato querem não é o conhecimento, mas a certeza".
Abraço
Ferdinand