quinta-feira, 10 de março de 2011

Vinte anos de The Knowledge-Creating Company (I)

Prezados

Eu sempre gosto de reforçar a ideia de que a Teoria da Criação do Conhecimento Organizacional vem sendo desenvolvida por Ikujiro Nonaka e seus diferentes coautores ao longo de mais de vinte anos de pesquisas.

Embora muita gente conheça a Teoria da Criação do Conhecimento Organizacional apenas através de seu livro mais citado, The knowledge-creating company: How Japanese companies create the dynamics of innovation*, de Nonaka e Takeuchi, publicado nos Estados Unidos em 1995, a teoria já vinha sendo construída por Nonaka em artigos anteriores e continua sendo.

Este ano de 2011 teremos o vigésimo aniversário da publicação de The Knowledge-Creating Company, o artigo**.

Publicado na edição de novembro-dezembro de 1991, da Harvard Business Review, o artigo continua atual e muitas vezes mal compreendido.

Numa espécie de comemoração deste aniversário tão importante, vou começar uma série de postagens com traduções e/ou comentários de alguns parágrafos daquele artigo, começando pelo seu primeiro parágrafo, a seguir:

"Em uma economia onde a única certeza é a incerteza, a única fonte segura de vantagem competitiva duradoura é o conhecimento. Quando os mercados mudam, as tecnologias proliferam, os concorrentes se multiplicam e os produtos se tornam obsoletos quase da noite para o dia, as empresas de sucesso são aquelas que consistentemente criam novo conhecimento, disseminando-o amplamente em toda sua organização e rapidamente o incorporam em novas tecnologias e produtos. Essas atividades definem a empresa "criadora de conhecimento", cujo principal negócio é a inovação contínua. Apesar de toda a conversa sobre "inteligência" e "capital intelectual", poucos gerentes compreendem a verdadeira natureza da empresa criadora de conhecimento e muito menos sabem como gerenciá-la. O motivo: eles não compreendem o que é o conhecimento, nem o que as empresas devem fazer para explorá-lo." (NONAKA, 1991)(tradução nossa)

Como podemos notar, este primeiro parágrafo do artigo continua mais atual do que nunca.

Forte abraço

Fernando Goldman

* NONAKA, I. ; TAKEUCHI, H. The knowledge-creating company: How Japanese companies create the dynamics of innovation. Oxford : Oxford University Press, 1995. 284 p.

** NONAKA I. The Knowledge-Creating Company, Harvard Business Review, p. 96-104, Nov.-Dec. 1991.

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