Prezados
Eu sempre gosto de reforçar a ideia de que a Teoria da Criação do Conhecimento Organizacional vem sendo desenvolvida por Ikujiro Nonaka e seus diferentes coautores ao longo de mais de vinte anos de pesquisas.
Embora muita gente conheça a Teoria da Criação do Conhecimento Organizacional apenas através de seu livro mais citado, The knowledge-creating company: How Japanese companies create the dynamics of innovation*, de Nonaka e Takeuchi, publicado nos Estados Unidos em
Este ano de 2011 teremos o vigésimo aniversário da publicação de The Knowledge-Creating Company, o artigo**.
Publicado na edição de novembro-dezembro de 1991, da Harvard Business Review, o artigo continua atual e muitas vezes mal compreendido.
Numa espécie de comemoração deste aniversário tão importante, vou começar uma série de postagens com traduções e/ou comentários de alguns parágrafos daquele artigo, começando pelo seu primeiro parágrafo, a seguir:
"Em uma economia onde a única certeza é a incerteza, a única fonte segura de vantagem competitiva duradoura é o conhecimento. Quando os mercados mudam, as tecnologias proliferam, os concorrentes se multiplicam e os produtos se tornam obsoletos quase da noite para o dia, as empresas de sucesso são aquelas que consistentemente criam novo conhecimento, disseminando-o amplamente em toda sua organização e rapidamente o incorporam em novas tecnologias e produtos. Essas atividades definem a empresa "criadora de conhecimento", cujo principal negócio é a inovação contínua. Apesar de toda a conversa sobre "inteligência" e "capital intelectual", poucos gerentes compreendem a verdadeira natureza da empresa criadora de conhecimento e muito menos sabem como gerenciá-la. O motivo: eles não compreendem o que é o conhecimento, nem o que as empresas devem fazer para explorá-lo." (NONAKA, 1991)(tradução nossa)
Forte abraço
Fernando Goldman
* NONAKA,
** NONAKA I. The Knowledge-Creating Company, Harvard Business Review, p. 96-104, Nov.-Dec. 1991.
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