Prezados
Atendendo ao Ferdinand, gostaria de novamente apresentar a definição de conhecimento usada neste blog:
Conhecimento, no âmbito da Teoria da Criação do Conhecimento Organizacional, deve ser definido em 3 partes:
i)uma crença justificada em uma verdade;
ii) aquilo que se sabe e possibilita capacitação de:
a) definir e resolver problemas; e
b) ação eficaz;
iii) como sendo explícito e tácito ao longo de um continuum, tendo caráter contextual.
Forte abraço
Fernando Goldman
Capes, CNPq e as jabuticabas
Há 9 anos
2 comentários:
Fernando,
Qual a sua definicao de verdade? Este conceito nao eh relativo?
Prezado Thiago
Seu comentário toca em aspecto muito importante. Nonaka and Takeuchi (1995, p. 58) esclarecem que:
“Nós adotamos uma definição tradicional de conhecimento como "crença verdadeira justificada". Deveria ser notado contudo, que enquanto a epistemologia ocidental tradicional focou-se na "verdade" como atributo essencial do conhecimento, nós destacamos a natureza do conhecimento como "crença justificada..." .
Enquanto a epistemologia tradicional enfatiza a natureza absoluta, estática e não-humana do conhecimento, normalmente expressa em proposições e lógica formal, nós consideramos o conhecimento como um processo humano dinâmico, de justificar a crença pessoal em direção à verdade ".(tradução minha)
Assim, definir o conhecimento como uma crença justificada em uma verdade, implica reconhecer que os indivíduos estão continuamente justificando a veracidade de suas crenças com base em suas interações com o mundo.
Forte abraço
Fernando Goldman
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