terça-feira, 31 de agosto de 2010

Definindo conhecimento

Prezados

Atendendo ao Ferdinand, gostaria de novamente apresentar a definição de conhecimento usada neste blog:

Conhecimento, no âmbito da Teoria da Criação do Conhecimento Organizacional, deve ser definido em 3 partes:
i)uma crença justificada em uma verdade;
ii) aquilo que se sabe e possibilita capacitação de:
a) definir e resolver problemas; e
b) ação eficaz;
iii) como sendo explícito e tácito ao longo de um continuum, tendo caráter contextual.

Forte abraço

Fernando Goldman

2 comentários:

Thiago Cardoso disse...

Fernando,

Qual a sua definicao de verdade? Este conceito nao eh relativo?

Fernando Goldman disse...

Prezado Thiago
Seu comentário toca em aspecto muito importante. Nonaka and Takeuchi (1995, p. 58) esclarecem que:

“Nós adotamos uma definição tradicional de conhecimento como "crença verdadeira justificada". Deveria ser notado contudo, que enquanto a epistemologia ocidental tradicional focou-se na "verdade" como atributo essencial do conhecimento, nós destacamos a natureza do conhecimento como "crença justificada..." .
Enquanto a epistemologia tradicional enfatiza a natureza absoluta, estática e não-humana do conhecimento, normalmente expressa em proposições e lógica formal, nós consideramos o conhecimento como um processo humano dinâmico, de justificar a crença pessoal em direção à verdade ".(tradução minha)

Assim, definir o conhecimento como uma crença justificada em uma verdade, implica reconhecer que os indivíduos estão continuamente justificando a veracidade de suas crenças com base em suas interações com o mundo.

Forte abraço

Fernando Goldman