sábado, 19 de junho de 2010

A importância de uma epistemologia

Prezados

O trabalho de 1995 de Nonaka e Takeuchi, embora citado como sendo seu marco inicial, nada tem a ver com os aspectos definidos por Snowden como característicos de uma 2ª geração de KM.

Cada um de nós pode definir uma cronologia de KM, como fez Snowden. Nós podemos definir uma segunda, uma terceira, até mesmo uma quarta geração de KM. Podemos colocar tudo num balaio só e definir uma Nova KM, como fizeram Firestone e Mc Elroy.

Importante mesmo é saber como nós definimos o conhecimento.

Posso não concordar com tudo que diz Verna Allee, nossa palestrante no KM Brasil 2010, em novembro, mas tenho que reconhecer que ela diz muitas coisas bem interessantes e eu estou ansioso por ouvi-la pessoalmente. Por exemplo, ela diz que: a forma como você define conhecimento define como você o administra ( How you define knowledge determines how you manage it).

Há uma porção de autores, em sua maioria oriundos da ciência da informação ou da tecnologia da informação ( duas coisas bem distintas), que definem conhecimento como um tipo especial de informação.

É muito importante não misturar gente que tem foco na informação e considera o conhecimento como seu sub-produto com gente, como Nonaka, que foca o componente mais básico e universal da organização – o conhecimento humano, como definido por ele mesmo.

Repare que o conhecimento não isso ou é aquilo. Ele é como o definimos na construção de uma teoria social que nos dê suporte para tratarmos o conhecimento como fator de produção, nosso objetivo ao falarmos dele.

Para construirmos tão ambiciosa teoria, temos de escolher uma epistemologia e nos mantermos coerentes a ela, sob pena de criarmos paradoxos.

A Teoria da Criação do Conhecimento Organizacional (TCCO), da qual o trabalho de Nonaka e Takeuchi de 1995 é apenas um dentre muitos e coerentes produtos, adota a epistemologia de Polanyi e faz clara distinção entre informação e conhecimento.

Para resumir, sou totalmente a favor de se esquecer tudo aquilo que Snowden classificou como trabalhos de primeira e segunda geração, que não passam de Gestão de Informações, mas jamais confundi-los com o trabalho de Nonaka e Takeuchi ( 1995). Aliás, se você ler com cuidado o texto de 2002 de Snowden, verificará que ele mesmo considera uma ironia que justo o trabalho de Nonaka e Takeuchi tenha dado origem a tantos trabalhos com foco em explicitar todo conhecimento, o que a luz da TCCO não faz sentido.

Forte abraço

Fernando Goldman

Mensagem publicada originalmente no fórum SBGC em 18.06.2010

Nenhum comentário: