sábado, 26 de janeiro de 2008

Global Risks 2008 - A Global Risk Network Report

O bem conhecido Fórum Econômico Mundial é uma organização internacional independente, empenhada em melhorar a situação mundial através do envolvimento dos líderes na definição de agendas globais, regionais e industriais. Criado como uma fundação, em 1971, tem sua sede em Genebra, Suíça. É imparcial e sem fins lucrativos, não sendo vinculado a nenhum interesse nacional, político ou partidário.
O Fórum Econômico Mundial vem chamando atenção de que em um ambiente global cada vez mais complexo e interligado, os riscos, já não podem mais ser delimitados a fronteiras geográficas ou organizações e nenhuma empresa, indústria ou estado pode sozinho compreender e mitigar com sucesso os riscos globais.
O Fórum Econômico Mundial acaba de publicar o relatório “Global Risks 2008 - A Global Risk Network Report”, documento disponível em http://www.weforum.org/pdf/globalrisk/report2008.pdf , que destaca a necessidade de uma nova forma de pensar e de uma ação orquestrada sobre uma série de problemas.
O relatório manifesta receios de que a atual crise de liquidez irá lançar os E.U.A em recessão nos próximos 12 meses, e apela a pensar de forma sistêmica sobre o risco financeiro em resposta à revolução nos mercados financeiros ao longo das últimas duas décadas.
Entre outras análises de riscos globais, há destaque para o papel da energia.Segundo esse relatório, energia é um dos elementos fundamentais para a economia mundial, mas seu fornecimento confiável, a um custo acessível e sustentável é cada vez mais problemático. Há uma relação direta entre energia e alguns dos principais riscos globais - incluindo as alterações climáticas e as econômicas, além de alguns riscos geopolíticos. Assim, decisões políticas atuais e futuras sobre energia, inevitavelmente, afetarão o panorama sobre riscos globais. Porém, ainda segundo aquele documento, os incentivos necessários às reformas na economia global da energia de modo a reduzir o risco global, holisticamente, ainda não existem.

Nenhum comentário: