mensagem postada originalmente na Comunidade Virtual Web+Pró+Ativa
Boa noite a todos os participantes dessa comunidade !
Agradeço muito ao convite do Carlos Alberto para participar.
A verdade é que não creio ser um bom participante para esse tipo de comunidade. Eu sou muito apegado a conceitos e isso por vezes trava o andamento de um bom debate.
Por exemplo, eu acho importante diferenciar uma Comunidade Virtual, de uma Comunidade de Prática.
O assunto é extenso e ocuparia muito espaço aqui. Os que tiverem curiosidade sobre o tema podem ter uma idéia inicial acessando meu blog:
www.kmgoldman.blogspot.com
onde encontrarão um artigo que escrevi junto com o Cristiano Rocha da Milestone, sobre o tema Comunidades de Prática.
Quem desejar realmente um aprofundamento, deve beber na fonte das referências bibliográficas daquele artigo, que vai de Sarita Albagli a Wenger(A a W).
Quanto à relação entre GC e Educação Corporativa, eu tenho escrito e debatido muito sobre o tema. A exata compreensão do que é Gestão do Conhecimento, ou pelo menos do que deveria ser, ultrapasse em muito os limites da Educação Corporativa.
O problema é que as pessoas estão impregnadas de rivalidades e fica parecendo que quando a gente diz que Gestão do Conhecimento engloba Educação Corporativa está diminuindo a importância dessa última.
E não é nada disso.
Educação Corporativa e a educação à distância têm suas importâncias muito bem definidas no mundo de hoje. A Gestão do Conhecimento é que sofre uma série de mal entendidos. Começa pelo nome, que bem poderia ser “Gestão dos Processos de Conhecimento na Organização”. Continua com a constante confusão entre Gestão do Conhecimento e Gestão da Informação e por aí vai.
Bem, não gostaria de me estender muito, mas deixo a seguinte pergunta provocação:
Qual a responsabilidade da Educação Corporativa, seja presencial ou à distância, em mudar os processos da organização, ou, em outras palavras, promover o aprendizado Organizacional?
Vou postá-la no meu blog também.
Forte abraço a todos
Fernando Goldman
Capes, CNPq e as jabuticabas
Há 9 anos
Um comentário:
Resposta ao Fernando
Conhecimento e educação ... Bem vindo Fernando Goldman!
por Carlos Rodrigues - sábado, 29 setembro 2007, 11:44
Bem vindo a nossa comunidade virtual de aprendizagem!
Nós que agradecemos muito você ter aceito o convite.
Fernando, tenho certeza que você será um excelente participante para nossa comunidade. Sua excelente conceituação teórica e conceitual sobre Gestão do Conhecimento será de grande valia para todos nós.
No tocante a seu comentário de diferenciar as diversas comunidades virtuais, a equipe Web+Pró-Ativa coordenou recentemente no III ENATED o tema APRENDIZAGEM COLABORATIVA EM REDE NA PRÁTICA, onde durante 3 semanas debatemos sobre:Comunidades virtuais de aprendizagem, Comunidades de Prática, Comunidades de Especialistas de Conhecimento, Projetos Colaborativos em rede, Formação de Formadores.O primeiro enfoque das discussões foi exatamente a conceituação de cada tipo de comunidade virtual. (Ver em http://br.groups.yahoo.com/group/WEB_PROATIVAenated3/ ) A nossa conceituação foi buscando a visão prática e não acadêmica. Será super-interessante sua análise crítica nas nossas conclusões.
Sobre GC e EDUCORP temos em WEB+PRÓ-ATIVA(Fórum Debates > Conhecimento & Inteligência ) e em (Fórum Específico > Gestão do Conhecimento) vários posicionamentos de colegas com visão mais acadêmica e outros com ótica prática do assunto. Com esta pluridade de idéias temos aqui aprendido muito colaborativavente.
Com relação a sua questão:
-Qual a responsabilidade da Educação Corporativa, seja presencial ou à distância, em mudar os processos da organização, ou, em outras palavras, promover o aprendizado Organizacional?
- Acho está na hora das empresas entenderem que a educação continuada é, além de estratégia de negócio no ângulo capitalista, fundamentalmente a inserção de sua comunidade interna e periféricas no novo contexto organizacional e o principal instrumento de responsabilidade social na atual economia do conhecimento.
A Educação Tradicional Pública em nosso país está falida com um currículo distanciado e superado. A Educação Tradicional Particular visa objetivamente lucro, antes de qualquer proposta de capacitação e geração do saber comprometido com a verdade como base na construção do conhecimento.
Em resumo se as empresas não assumirem esta responsabilidade, viveremos não a Era do Conhecimento mas sim continuaremos na Era da Ignorância.(...rsrsrs)
[ ]”s, Cadre
MENSAGEM DE RESPOSTA
Conhecimento e educação ... Bem vindo Fernando Goldman!
por Carlos Rodrigues - sábado, 29 setembro 2007, 11:44
Bem vindo a nossa comunidade virtual de aprendizagem!
Nós que agradecemos muito você ter aceito o convite.
Fernando, tenho certeza que você será um excelente participante para nossa comunidade. Sua excelente conceituação teórica e conceitual sobre Gestão do Conhecimento será de grande valia para todos nós.
No tocante a seu comentário de diferenciar as diversas comunidades virtuais, a equipe Web+Pró-Ativa coordenou recentemente no III ENATED o tema APRENDIZAGEM COLABORATIVA EM REDE NA PRÁTICA, onde durante 3 semanas debatemos sobre:Comunidades virtuais de aprendizagem, Comunidades de Prática, Comunidades de Especialistas de Conhecimento, Projetos Colaborativos em rede, Formação de Formadores.O primeiro enfoque das discussões foi exatamente a conceituação de cada tipo de comunidade virtual. (Ver em http://br.groups.yahoo.com/group/WEB_PROATIVAenated3/ ) A nossa conceituação foi buscando a visão prática e não acadêmica. Será super-interessante sua análise crítica nas nossas conclusões.
Sobre GC e EDUCORP temos em (Fórum Debates > Conhecimento & Inteligência e em (Fórum Específico > Gestão do Conhecimento vários posicionamentos de colegas com visão mais acadêmica e outros com ótica prática do assunto. Com esta pluridade de idéias temos aqui aprendido muito colaborativavente.
Com relação a sua questão: Qual a responsabilidade da Educação Corporativa, seja presencial ou à distância, em mudar os processos da organização, ou, em outras palavras, promover o aprendizado Organizacional?
- Acho está na hora das empresas entenderem que a educação continuada é, além de estratégia de negócio no ângulo capitalista, fundamentalmente a inserção de sua comunidade interna e periféricas no novo contexto organizacional e o principal instrumento de responsabilidade social na atual economia do conhecimento.
A Educação Tradicional Pública em nosso país está falida com um currículo distanciado e superado. A Educação Tradicional Particular visa objetivamente lucro, antes de qualquer proposta de capacitação e geração do saber comprometido com a verdade como base na construção do conhecimento.
Em resumo se as empresas não assumirem esta responsabilidade, viveremos não a Era do Conhecimento mas sim continuaremos na Era da Ignorância.(...rsrsrs)
[ ]”s,
Carlos Rodrigues (Cadre) http://www.moodlefree.com/main/course/recent.php?id=22
Postar um comentário