sábado, 22 de setembro de 2007

As Metáforas do conhecimento podem nos induzir a erros

Recebi a newsletter, de setembro de 2007, do bem humorado David Gurteen. Como sempre, recheada de informações interessantes sobre GC. Me chamou atenção uma nota sobre a 8ª Conferência Européia sobre GC em Barcelona, Espanha, realizada entre 6 e 7 de setembro passado. David destacou a palestra de Daan Andriessen, um holandês interessado em Capital Intelectual. A palestra foi intitulada: “Knowledge As Love; How Metaphors Direct Our Efforts to Manage Knowledge in organizations”.

Nela, Mr. Andriessen mostra que nós usamos metáforas para dar sentido ao mundo e a maior parte dos termos de GC e “Capital Intelectual” são metáforas. Aliás, eu venho chamando atenção para esse fato nas minhas palestras também. Em especial, eu gosto de destacar que o Aprendizado Organizacional também não passa de uma metáfora, exigindo assim certos cuidados.

Mr. Andriessen chama atenção de que quando nós falamos da “Gestão do Conhecimento”, nós usamos um recurso metafórico para ajudar a descrever o conhecimento, assim como quando usamos o termo “capital intelectual”.

Daan explicou que os metáforas são indispensáveis para o conceituação e a compreensão. Entretanto,necessitamos estar cientes que os metáforas destacam determinadas coisas e escondem outras. Por exemplo, o conhecimento visto metaforicamente como um recurso, um fator de produção, ignora o fato de que o conhecimento é subjetivo e difícil de explicitar.

O estudo de Daan mostrou que cerca de 22 metáforas do conhecimento foram usadas por autores como Nonake & Takeuchi, Davenport & Prusak, e Stewart.

David Gurteen achou este conceito fascinante e decidiu conduzir algumas de suas mini-entrevistas em vídeo, com alguns dos participantes da conferência, inclusive Daan, perguntando aos entrevistados:Qual sua metáfora favorita do conhecimento? Esse material está disponível no Web Site de David Gurteen, inclusive o artigo, em .pdf, de Daan Andriessen, em:

http://www.gurteen.com/gurteen/gurteen.nsf/id/wiskmetaphor

Nenhum comentário: