domingo, 11 de setembro de 2011

Por que é tão difícil falar sobre Nonaka?

Prezados


Quando digo que estudo a Dinâmica do Conhecimento Organizacional, tenho muita dificuldade de interagir com algumas pessoas que se dizem interessadas em Gestão do Conhecimento.


Parece que o significado da palavra ‘dinâmica’ não é muito bem compreendido pelas pessoas. Na verdade, o Conhecimento Organizacional é menos compreendido ainda.


Quando digo que estudo a Dinâmica do Conhecimento Organizacional, significa dizer que estudo as forças que causam sua mudança com o tempo. Há aqui, portanto, o reconhecimento implícito de que o Conhecimento Organizacional varia com o tempo, ou seja, é dinâmico.


Outra dificuldade que enfrento é quando falo que apoio meus estudos na Teoria da Criação do Conhecimento Organizacional (TCCO), que Ikujiro Nonaka e seus diferentes coautores vêm construindo há mais de vinte anos, em trabalhos acadêmicos, publicados, em inglês, em periódicos de grande respeitabilidade internacional.


Certamente não se entende a TCCO consultando a Wikipédia (ver http://pt.wikipedia.org/wiki/Ikujiro_Nonaka).


A TCCO não é, como muitos imaginam, uma teoria sobre Gestão do Conhecimento. É uma teoria sobre a Inovação.


Para Nonaka, o processo de inovação não é simplesmente um processamento de informações – como entende o mainstream da Economia. Para ele, a inovação é um processo em que uma empresa cria conhecimento.


Nonaka ao entrevistar pessoas em empresas inovadoras, percebeu que as conversas sempre começavam sobre suas crenças. As crenças - as imagens do mundo, os modelos mentais - são subjetivas. Nonaka percebeu que aquelas pessoas tentavam o tempo todo converter suas crenças subjetivas em uma linguagem objetiva. Elas também tentavam justificá-las dentro de suas empresas e finalmente realizá-las de uma forma concreta. Assim, para Nonaka, todo o processo de inovação tem origem nas crenças subjetivas da pessoas.


Como é largamente sabido, no paradigma de Herbert Simon sobre processamento de informações se tenta separar fatos e valores. Problemas de valor são sempre evitados em "ciência", que teria de ser baseada em fatos. Assim, em sua teoria, Simon intencionalmente exclui problemas de valor. Ele trata o valor como um dado, porque é subjetivo. O processamento de informações exclui as nossas crenças e imagens da realidade. Mas uma inovação vem exatamente de uma crença subjetiva ou de uma imagem do mundo.


Inicialmente, Nonaka tentou diferenciar dois tipos de informação: a sintática e a semântica. Em um primeiro passo, Nonaka tentou trocar o processamento de informações pela criação de informações. Com isto em mente, continuou sua pesquisa sobre o processo de inovação e descobriu que a criação de informação não seria suficiente. Finalmente, Nonaka propôs a idéia da criação de Conhecimento Organizacional como o elemento que possibilita a inovação.


Assim, para a TCCO, a inovação é fruto da criação de Conhecimento Organizacional, o que possibilita enfrentar o problema de entender a inovação no ambiente organizacional de uma forma muito mais efetiva do que até então.

Voltarei ao assunto.


Forte abraço


Fernando Goldman

Nenhum comentário: