domingo, 19 de junho de 2011

A obsolescência do conhecimento

Prezados


O leitor Ferdinand enviou a este blog o comentário-pergunta abaixo:


Fernando
Entendo que GC é de âmbito local (dentro da empresa).
Mas imagine que estamos num setor que está sendo desconstruído.
Se a turma do planejamento estratégico considera fechar mais uma fábrica por causa da concorrência desleal da China, de quem passa a ser a responsabilidade social?
Pois não são só empregos que perdemos. Perdemos conhecimento, tecnologia, habilidade para gerar riqueza. Perdemos nosso futuro.
A GC não deveria apresentar um “loop” de sobrevivência?
Ou isso é só para estadistas?
Forte abraço
Ferdinand


É uma pergunta muito aberta, que mereceria uma série de considerações: caberia esclarecer que a GC pode acontecer no nível de grupos, dos arranjos organizacionais, inter-organizacionais e por aí vai; depois caberia melhor entender o fenômeno China ( que foge aos objetivos deste blog); e finalmente entendermos que o termo Responsabilidade Social pode perfeitamente ser usado no sentido que você usou, mas que isto nem sempre acontece.


Mas vou me prender ao aspecto que me parece mais relevante: a obsolescência do conhecimento.


Uma das principais características do conhecimento é sua rápida obsolescência, tanto no nível dos indivíduos, quanto dos grupos formados por eles.


Uma Gestão do Conhecimento Organizacional bem feita deveria ser um importante fator para que esta obsolescência não acontecesse.


A figura abaixo ilustra a obsolescência do conhecimento.
Forte abraço
Fernando Goldman

Um comentário:

Ferdinand disse...

Fernando
A obsolescência do conhecimento vai sempre existir enquanto estivermos nos desenvolvendo.
Não há como vender TV de tubo catódico quando seus concorrentes estão com plasma, LCD e LED.
Mas esta corrida devia respeitar regras mais ligadas à sustentabilidade. Hoje só interessa o lucro imediato. O consumidor, na figura de seus decendentes é que vai arcar com o passivo ambiental. Este modelo está muito assimétrico, e o pior é que é o mesmo no mundo todo.
Forte abraço
Ferdinand