Prezados
Tenho sentido falta de uma melhor resposta à pergunta acima.
Para começarmos a respondê-la é conveniente nos perguntarmos: qual a diferença entre se falar "Gestão do Conhecimento" ou "Gestão do Conhecimento Organizacional"?
Bem, os termos "Conhecimento" e "Gestão do Conhecimento" despertam nos leigos uma série de imagens, que podem ser prejudiciais ao entendimento do conhecimento como fator de produção nas empresas.
É comum encontrarmos, entre leigos, abordagens que entendem o conhecimento como uma "coisa", que, simplesmente, pode ser guardada e usada quando necessário.
Não é levada em conta nestas abordagens a necessidade de se tratar os ativos de conhecimento como ativos intangíveis, que são, e o que se vê são ações de gestão de bens tangíveis sendo aplicadas a intangíveis, não sendo considerado o caráter dinâmico do conhecimento.
Naturalmente, nestes casos os resultados tendem a ser desastrosos, porém normalmente isto só é percebido após muito desperdício de tempo, dinheiro e energia.
Em geral, o resultado final destas abordagens se traduz em frustração.
É comum ainda, que leigos confundam a Gestão do Conhecimento com a Educação Corporativa, imaginando a Gestão do Conhecimento como alguma coisa semelhante a uma administração dos treinamentos.
Muitos pesquisadores têm buscado fugir destas possíveis armadilhas, evitando falar em "Gestão do Conhecimento". Uma alternativa aparece na literatura sobre Capital Intelectual, porém esta literatura tem sido dominada por trabalhos direcionados a quantificar o Capital Intelectual, numa abordagem muito mais próxima à área contábil, que embora venha trazendo bons resultados às áreas contábeis e jurídicas, tem tido resultados um tanto duvidosos para o desenvolvimento de uma teoria capaz de prever o comportamento de sucesso dos arranjos organizacionais.
Assim, o uso do termo "Gestão do Conhecimento Organizacional" procura deixar claro que se está buscando lidar com o Conhecimento Organizacional, um fenômeno emergente.
Forte abraço
Fernando Goldman
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