sexta-feira, 24 de dezembro de 2010

Mensagem do Natal de 2010

Prezados

A mensagem de Natal, minha e deste blog, para este ano, será um filme que recebi do amigo Ricardo Padão.

Feliz Natal para todos que participam de nossas discussões. Aos que fazem comentários, como o Ferdinand, como também aos que ficam na moita.

Aproveito a oportunidade para agradecer e retribuir todos votos já recebidos.

Feliz Natal a todos

Fernando Goldman

7 comentários:

Ferdinand disse...

Feliz Natal para você, paciente e incansável blogueiro.
E para todos os amoitados.

Forte Abraço a todos

Ferdinand

Ferdinand disse...

Fernando, Bom Dia
Estive fuçando outros blogs, e no do Adriano Lima, acabei achando depois de muito revirar, um post que é um "must". Só que está soterrado por um monte de coisas menos relevantes na proposta dele, e que aparecem primeiro devido à série histórica dos posts.
Mas esta foi a minha percepção, outros leitores podem achar aquele post sem muita relevância.
Sugerí que ele implantasse um "mecanismo" que permitisse aos leitores apenas dar uma nota de relevância. Teríamos assim um mecanismo que iria, não mostrar os mais lidos, pois este já é usado, mas os mais impactantes para a percepção de cada um.
Emerge aí uma sinalização do que é mais relevante dos que ja leram para os novos.
Vamos ver se ele vai gostar da idéia.
Penso que podias presentear teus leitores com um serviço desta natureza. Facilitarias a vida dos leitores e acho que acabarias alavancando teu ótimo blog.

Forte abraço.
PS Ontem ví um vídeo do Gary Hamel- Management must be reinvented! Dá o que pensar.
Acho que tem no youtube.

Ferdinand disse...

Fernando
Bom Dia

Decerto conheces o método TRIZ do Genrich Altshuller, o conceito Job to be done, o método ASIT. Não deveriam os mesmos estar listados nas ferramentas de treinamento de KM? Ou estarão estas ferraments apenas no sistema de primeira ordem?
No exterior vejo mutos sites pertencendo a uma ou à outra tribo, mas me parece que elas se auto-excluem. Ainda não achei uma comunidade que juntasse ambos em um sistema maior/ mais geral.
Forte abraço
Ferdinand

Fernando Goldman disse...

Prezado Ferdinand

Não sei do que se trata. O que é o método TRIZ?

Forte abraço

Fernando Goldman

Ferdinand disse...

Fernando
O russo Genrich Altshuller nos anos 40 analisou cerca de 300.000 patentes e daí extraíu 40 princípios que norteam a inovação de cada uma das propostas de patentes. Nos anos 70 o Altshuller foi para os USA, e de lá o método se espalhou. Hoje tem um bocado de gente ganhando rios de dinheiro com variantes e adaptações deste método. O próprio Clemente tem o dele INNOVATRIX- inovação para não gênios. Hoje os princípios são o resultado de análise de cerca de 3.000.000 patentes.

Penso que seriam ferramentas de KM, mas acho que a turma vai pelo atalho. É TRIZ e estamos conversados ( nem mencionam KM).

O Clemente e o Adriano Lima são os expoentes do método no Brasil.
Abração
Ferdinand

Fernando Goldman disse...

Prezado Ferdinand

Como não conheço o método, não sou capaz de avaliar se trata-se de uma ação ou prática de apoio que melhore as políticas, programas e processos que influenciam a qualidade da dinâmica do Conhecimento Organizacional.

Caso seja, tem valor. Porém, sem conhecer, não posso opinar se é KM, ou não.

Forte abraço

Fernando Goldman

Ferdinand disse...

Fernando
O TRIZ é como se fosse um brainstorming, superelaborado, e bem delimitado pelos 40 princípios inventivos. Se KM desenvolve os colaboradores dando a eles mais ferramentas que facilitam/possibilitam um trabalho mais eficaz, então o TRIZ seria uma "ferramenta de ponta". Ela vai diretamente no que se está procurando. Evidentemente deves estar treinado e bem treinado, para poderes usufruir do poder da mesma. Como toda ferramenta, ela dá ótimos resultados nas mãos de exímios praticantes.
Não sei se isso ajuda.
Abração
Ferdinand