quarta-feira, 15 de dezembro de 2010

Divulgando o NITSUSTENTÁVEL


Clique sobre a imagem, para vê-la ampliada

4 comentários:

Ferdinand disse...

Fernando

Impredíveis as novas palestras no TED.com
Tudo a haver com gestão, aprendizado e garra:
Veja a Kiran Bedi e a Diana Laufenberg.
As mulheres estão tomando o nosso espaço.
Forte abraço
Ferdinand

Ferdinand disse...

Fernando
Estas palestras do TED WOMEN só corroboram com o "feeling" que cratividade radical, disruptiva ocorre apenas com gente especial.

E o que estamos tratando na TCCO é outro aspecto, o do captar e aplicar conhecimento já existente, ou emergente em sistemas, mais ou menos "adjacentes". Aí realmente existe muito "dinheiro represado", para usar uma construção do Clemente Nobrega. É gente "comum" usando melhor a racionalidade. E com isso melhorando /garantindo as finanças da empresa.

Abração
Ferdinand

Fernando Goldman disse...

Prezado Ferdinand

Eu fico com a impressão de que no seu comentário você tenta nos dizer alguma coisa a mais.
Exatamente o quê você tenta nos dizer?
Você não acredita na ideia cada vez mais presente de que na sociedade moderna as inovações só se viabilizam através de arranjos organizacionais?
Que diferentemente de tempos passados, em que a inovação chegava à sociedade pelo talento e esforço individual do inventor ( gente especial, como você chama), hoje a inovação só se viabiliza nos arranjos organizacionais? em especial nas firmas?

Veja bem, ninguém na TCCO, muito menos eu aqui, questiona o fato de que o conhecimento é criado pelos indivíduos e só pelos indivíduos. Mas sem uma estrutura organizacional amplificadora um pesquisador não consegue nem publicar sua ideia, que dirá inovar.

Forte abraço

Fernando Goldman

Ferdinand disse...

Fernando

Realmente não sei externar o sentimento em relacão à TCCO.
Para mim o processo todo é muito complexo. Pois o vejo cheio de paradoxos.
Tecnologia de ponta, por ser capital intensiva, realmente anda melhor em uma organização cheia de recursos. Mas esta mesma organização é o inferno do ponto de vista do "Ba" do Nonaka. Aí penso que os grandes saltos são muito prejudicados.
Mudemos de frente do conhecimento, filosofia ou matemática. Nessas basta que o "genio" esteja na parte superior da hierarquia de "Maslow", e com seus períodos de isolamento garantidos para poder mergulhar em sua imaginação e trazer novos constructos para a realidade. Para estes uma TCCO só atrapalha. Aí vão dizer o que é que um matemático ou filósofo tem a haver com nosso padrão de vida. Respondo: TUDO! Apesar de ser muito difícil montar as relações de causa e efeito ou mesmo as "deceiving correlations".
Ainda não consegui montar uma metáfora que espelhasse minha intuição. Continuo tentando.
Abração
Ferdinand