segunda-feira, 27 de dezembro de 2010

Brookes e a Ciência da Informação



Prezados

Ultimamente, diferentes pessoas têm me questionado, por que eu não cito Brookes e sua famosa equação.

Brookes, em 1980*, propôs que os modelos mentais são transformados durante o processo informacional. Para ele, a equação:

K(S) + ΔI = K (S+ΔS),

proposta no âmbito da Ciência da Informação, explica a transformação do conhecimento do usuário.

Na equação proposta, K(S) representa a estrutura de conhecimento de um individuo associada a um estado de conhecimento. ΔI representa uma nova informação e ΔS representa uma variação de estado, que se dá no indivíduo ao processar a nova informação. K (S+ΔS) representa a nova estrutura de conhecimento do individuo, já modificada, indicando o efeito da transformação da informação em conhecimento.

Brookes expressa assim que a estrutura de conhecimento do individuo, mais o acréscimo de uma informação, geram uma nova estrutura de conhecimento.

É um elegante exercício de colocar em linguagem matemática aquilo que diferentes pensadores já haviam chamado atenção, mas, com todo respeito, não creio que acrescente muita coisa na tarefa de melhor entender o Conhecimento Organizacional.

Forte abraço

Fernando Goldman

* BROOKES, Bertram. The foundations of information science. Part I. Philosophical aspects. Journal of information Science, v. 2, p. 125-133, 1980.

2 comentários:

Ferdinand disse...

Fernando
O seu amigo Brookes representou o conceito em linguágem matemática genérica. Precisam ser descobertas formas para medir estes parâmetros. Principalmente porque o conhecimento tem uma boa parte que é não expressável. E aí como faz? Neste campo precisamos de muito "gênio".
A boa notícia é que tem gente se ocupando com o asunto.
Forte abraço
Ferdinand

Fernando Goldman disse...

Prezado Ferdinand

O Brookes não é exatamente da minha tribo. O negócio dele é Ciência da Informação e lá ele é muito bem visto.
Nada contra ele, mas como deixei claro no meu post, não vejo muita utilidade de equacionar matematicamente toda o papo de Piaget sobre equilibração.

Forte abraço

Fernando Goldman