quarta-feira, 15 de dezembro de 2010

Apresentação na reunião de dezembro de 2010 na SBGC-RJ


Prezados

Segue a apresentação de slides feita por mim na reunião de dezembro de 2010 na SBGC-RJ, sobre o tema " Novas abordagens da Gestão do Conhecimento Organizacional como precursoras da Inovação e da Competitividade".


Forte abraço

Fernando Goldman

2 comentários:

Ferdinand disse...

Fernando
Sua apresentação aqui está em "corporate no-go area" como a maioria de outras ferramentas do "Ba" digital. Por isso não tenho acesso, neste momento.
Mas lembro por alto do slide da citação do Schumpeter.
Acho que aquela afirmação se enquadra mais no fenômeno de aceleração e aumento de barreiras de entrada de concorrentes, do que própriamente uma definição de capitalismo. Até este conceito precisa ser discutido, pois percebo que cada um tem uma ideia diferente.
Abração
Ferdinand

Ferdinand disse...

Fernando
Em novas abordagens, me ocorre que talvez fosse bom incluir "mecanismos" como o TED para contínuamente receber conceitos, ideias e registros de como funciona o mundo exterior ao organismo. Seria como um filtro ( filtra as ideias que dão resultado em certas condições) concentrador ( e concentra a informação em um nó da rede) a ser incluido no Ba do Nonaka. Isso com diversas vantagens. Economiza tempo, é mais ou menos fácil de sintetizar em "relatórios gerenciais", ideias que funcionam, ideias às quais a concorrência ( que não é nada boba)já tem acesso, grande espectro de ideias, etc....
Só que os organizações contèm pessoas que pensam o contrário, e com poder para erguerem as "corporate no-go areas".
Forte abraço
Ferdinand