segunda-feira, 10 de maio de 2010

Diferenciando informação de conhecimento

Prezados

Diversas definições do que é conhecimento são usadas com desenvoltura por leigos e diferentes tipos de especialistas. O grande pensador Peter Drucker, por exemplo, em seu excelente livro, “The New Realities”, de 1989, estabeleceu uma definição de trabalho para o conhecimento:

Conhecimento é informação que muda algo ou alguém - seja inspirando para a ação, seja fazendo um indivíduo (ou uma instituição) capaz de uma ação diferente ou mais eficaz. *


Esta definição foi útil para que ele desenvolvesse algumas ideias sobre o surgimento da Sociedade do Conhecimento, mas ela talvez não se mostre funcional à formulação de uma teoria que explique a dinâmica do Conhecimento Organizacional, em especial, quando se busca entender a criação do Conhecimento Organizacional.

Não se trata aqui de questionar as ideias de Drucker, ou mesmo de atribuir-lhe um erro. A questão é mais pragmática e afeta tanto os pesquisadores da chamada Gestão do Conhecimento Organizacional, quanto da Gestão do Capital Intelectual ou mesmo aqueles que, ambiciosamente, se identificam como buscando uma Gestão baseada em Conhecimento.

Na definição de Drucker é utilizada a ideia de que o conhecimento é um tipo especial de informação. Tal tipo de definição, que está em linha com a velha formulação de dados – informação – conhecimento serem graduações de uma mesma entidade, de forma alguma atende as necessidades de quem precisa entender o papel do conhecimento como fator de produção.

Deve ser percebido que embora o conhecimento seja construído pela análise da informação e que possa algumas vezes ser transformado em informação para poder ser disseminado, ele não é uma classificação especial de informação, como muitos crêem, sendo algo mais ao incluir elementos tácitos.

O conhecimento é o resultado do pensamento, não sendo possível criar conhecimento sem o ato de pensar. Por isto, a mesma informação fornecida a diferentes pessoas pode produzir os resultados mais diversos.

Enquanto a informação é estática, o conhecimento é dinâmico e está em constante criação.

Importantes elementos de conhecimento são constantemente incorporados nas mentes e corpos de agentes, nas rotinas das empresas e, não menos importante, no relacionamento entre pessoas e empresas. O conhecimento é contextual. Segundo Snowden(2007), “contexto é a palavra mais importante em KM e talvez a mais negligenciada".

Definido no âmbito da Teoria da Criação do Conhecimento Organizacional,

O Conhecimento, é:
i) uma crença justificada em uma verdade;
ii) aquilo que se sabe e possibilita ação eficaz e tomada de decisões; e
iii) explícito e tácito ao longo de um continuum, tendo
caráter contextual.


Por isto, é sempre válido lembrar que o conhecimento é uma capacitação individual, sendo uma construção humana, dinâmica, pessoal e intangível, biograficamente determinada, devendo sempre ser diferenciado da informação, por mais sofisticada que ela seja.

Forte abraço

Fernando Goldman

* Knowledge is information that changes something or somebody – either by becoming grounds for action, or by making an individual (or an institution) capable of different or more effective action. (Drucker ,1989, p.242)

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