sábado, 15 de novembro de 2008

Tour de KM na Alemanha

Prezados

De imediato gostaria de deixar claro que minha intenção com esta postagem não é promover a excursão aqui citada, mas sim refletir um pouco sobre ela. Pensar o quanto é significativo poder fazer um tour de campeões do conhecimento em um único País.

Dando uma navegada no Inside Knowledge Magazine, http://www.ikmagazine.com/, me deparei com o convite para uma excursão meio inusitada por aqui. Um tour de estudo sobre KM para visitar pelo menos 10 organizações alemãs baseadas no conhecimento e encontrar com os seus campeões em KM. Este tour está programado para de 1 a 5 de dezembro próximo.
Como a expectativa é de que a maioria do grupo seja de fora da Alemanha, todas as apresentações serão em Inglês.
Além das visitas às empresas, os organizadores do tour planejam oficinas e oportunidades de partilha de conhecimentos e networking para os que participam do passeio completo. Outros podem escolher estar a bordo do ônibus para um dia ou mais ao longo do percurso. Detalhes da rota podem ser obtidas em: http://www.benchmarkingpartnerships.com.au/w_KMChampions-Germany.htm .
As visitas incluem a Atlas Elektronik cujo líder foi nomeado gerente de conhecimento do ano em 2003; a Airbus, que ganhou o Prêmio de Excelência Corporativa, em 2007; a GTZ cujo líder de KM foi escolhido como o KM do ano em 2007; a BMWi / Sociedade Fraunhofer, o Ministério Federal da Economia e Tecnologia; a Siemens, escolhido pelo APQC como o associado com Melhores Práticas em 2007 mostrando o uso de KM em fusões e aquisições; a INA Grupo Schaeffler, e o German Health Group.
Participantes do passeio completo irão também fazer networking com membros da Associação Alemã de KM, que deve ser a SBGC deles, em um evento noturno de queijos e vinhos.
Bem, se eu não sou garoto propaganda desse tour, por que estou eu aqui falando dele?
Confesso que é porque eu fiquei babando com a simples idéia de um dia podermos fazer um programa como esse no Brasil.
Justo aqui no Brasil onde ainda não há, de modo geral, uma clara percepção da necessidade de substituir modelos de negócios que utilizam conhecimentos já prontos, baseados em ambientes de trabalho menos qualificado e produtos, por modelos que envolvam organizações criadoras de conhecimento, capazes de se diferenciar e alcançar maior longevidade.
Aqui, a Gestão do Conhecimento Organizacional é uma área da Gestão Empresarial ainda pouco compreendida e pouco aplicada, que deveria ser a responsável pela modernização de nossas organizações através do aprimoramento dos processos que contribuem para a criação de conhecimento e capacitações dinâmicas, entendidas aqui como conhecimento organizacional.
Quando existe, na maior parte das vezes, o que é chamado de Gestão do Conhecimento Organizacional não passa de Gestão de Documentos, repositórios de documentos difíceis de gerir com poucas ou nenhuma capacidade de filtragem de bons e maus conteúdos, difíceis portanto de auxiliar na criação de conhecimento ou simplesmente se resume a ações de Educação Corporativa.
Quais empresas brasileiras você escolheria para fazer um tour de GC?

Forte abraço

Fernando Goldman

Um comentário:

Jefferson Fabrício Floriano disse...

Excelente post!

Acho que a EMBRACO seria uma empresa interessante... http://www.embraco.com.br/

Abraço,