sábado, 1 de novembro de 2008

Larry Prusak entre nós

Prezados
Ontem, 31 de outubro, tive a oportunidade de participar do belíssimo evento, “Práticas atuais de Gestão do Conhecimento para aprendizagem nas empresas”. Foi uma roda de conversa com Larry Prusak, referência mundial em Gestão do Conhecimento, realizado nas belas instalações da VALE, no Shopping Città América, na Barra da Tijuca.
O evento foi organizado pela Ana Cláudia Freire e sua simpática e eficiente equipe, que já vão se tornando uma referência em GC, não só no Rio, mas no Brasil.
Além da excelência das instalações e da recepção, tive o prazer de conhecer pessoalmente o Larry, de quem já era fã de carteirinha pela leitura de vários de seus textos.
É uma sensação muito boa, quando a gente conhece pessoalmente alguém de quem se tem uma imagem muito positiva e as expectativas se confirmam.
Além do total alinhamento com sua forma de pensar, o que não poderia ser diferente, pois a leitura de seus textos me ajudou a construir a maioria de minhas idéias sobre GC, o Larry é um grande contador de historias e o fato de ele abolir completamente o uso do Power Point em suas apresentações é um ganho muito grande para quem está assistindo.
Infelizmente, eu não sou disciplinado a ponto de fazer anotações detalhadas sobre o conteúdo da conversa, mas um ponto sobre o qual venho me batendo e ele reforçou foi a necessidade de se perceber a enorme diferença entre Gestão do Conhecimento e Treinamento.
Por incrível que possa parecer, ainda há quem confunda as coisas e caia na armadilha de colocando as duas atividades na mesma unidade de organograma, pensar que fazendo a segunda, estará automaticamente fazendo a primeira.
Outra história que ele contou foi a da ida do Nonaka a uma grande empresa para um diagnóstico sobre GC e no final de uma semana andando pelas instalações ter dado um único conselho: Tomem chá juntos.
Quantas de nossas organizações não estão precisando "tomar chá juntos"?
Por fim, de tudo que foi dito ficou a mensagem que, diferentemente do que muita gente vem tentando fazer só para cumprir tabela, não há com pensar em Gestão do Conhecimento Organizacional sem pensar no que é o conhecimento e como ele acontece no âmbito organizacional.
Parabéns à turma da VALE por esta bela iniciativa de compartilhar a presença do Larry entre nós.
Forte abraço
Fernando Goldman

Nenhum comentário: