quarta-feira, 5 de novembro de 2008

Buscando Modelos de Negócios para o Futuro

Prezados

Recebi do KM-Forum a notícia que vai acontecer nos dias 4 e 5 de dezembro de 2008, em Hong Kong e Guangzhou, China, a 10ª “Asia Pacific Knowledge Management Conference”. O tema deste evento será "Managing Knowledge for Sustainable Economic Growth", ou seja, “Gerindo Conhecimento para um Crescimento Sustentável” e tem o sugestivo sub-título de “Buscando Modelos de Negócios para o Futuro”.
Segundo os organizadores do evento, a atual crise financeira global é uma oportunidade para rever alguns dos desafios que as organizações da Ásia enfrentaram após a crise financeira asiática em 1997. Os organizadores colocam ainda em questão se as empresas asiáticas realmente mudaram seus modelos de negócios e aumentaram sua produtividade para alcançar um crescimento sustentável a longo prazo, através do conhecimento e da inovação.
Questionam se os conceitos e idéias da Gestão do Conhecimento realmente afetaram a forma como são geridas as organizações.
Citam, por exemplo, que o jornalista norte-americano, atualmente editorialista do jornal The New York Times, Thomas Friedman, defensor da ecologia e ganhador do prêmio Pulitzer em três ocasiões, vem argumentando que os socorros financeiros, para enfrentar a atual crise, poderiam ser uma oportunidade real para a construção de uma economia global verde e levar a um repensar radical dos atuais modelos de negócio, em todos os setores da indústria.
A grande questão do encontro será: A Gestão do Conhecimento pode contribuir para impulsionar a inovação e a colaboração para a resolução de problemas?
Em paralelo, eu acabo de escrever, em parceria, um artigo, que deverá ser publicado em breve, com o também sugestivo título “COMO A GESTÃO DO CONHECIMENTO NO SETOR ELETRICO BRASILEIRO PODE CONTRIBUIR COM A SUSTENTABILIDADE”.
Vejam que se firma uma nova linha de pensamento, em que busca-se fazer convergir os conceitos e idéias de KM com o desenvolvimento sustentável.
Voltaremos ao assunto.

Forte abraço

Fernando Goldman

Nenhum comentário: