quinta-feira, 30 de maio de 2013

Parágrafos Esclarecedores sobre Gestão do Conhecimento Organizacional – nº 4


Quando as pessoas dizem que "todos os nossos ativos saem pela porta de noite" elas estão mostrando sua ignorância sobre o que é Capital Estrutural. Um negócio muito bem sucedido depende de pessoas que chegam todas as manhãs. Mas também tem processos padronizados e de conhecimento compartilhado que permanecem na empresa quando as pessoas vão para casa à noite. (tradução nossa)*

 

* O que é o capital estrutural? Postado por Mary Adams em 29 de maio de 2013, 08:16 no blog www.smarter-companies.com. Disponível em

http://www.smarter-companies.com/profiles/blogs/what-is-structural-capital?utm_source=Update%3A++May+30%2C+2013&utm_campaign=5%2F30+Update&utm_medium=email

6 comentários:

Ferdinand disse...

Esse "Capital Estrutural" só se aplica bem a processos muito simples tipo administrativo do dia a dia. Agora imagine que a empresa sobreviva do "Capital Cognitivo" de seus especialistas, e esses de repente não voltam na manhâ seguinte?
Mesmo especialista "pares" levarão um certo tempo para tomar pé da situação, e com certeza o faturamento vai ficar apertado.
As normas e procedimentos são importantes. Só que não há como internalizá-las na manhã seguinte na mente do novo colaborador.

Fernando Goldman disse...

Prezado Ferdinand

Você tem uma certa dose de razão, mas eu não seria tão radical a ponto de dizer que o "Capital Estrutural" só se aplique bem a processos muito simples tipo os administrativos do dia a dia. Por outro lado, devemos evitar o outro extremo preconizado por muito RH por aí, que desconsidera totalmente a importância do conhecimento tácito. É o conhecimento tácito dos especialistas, possivelmente aquilo que você chama de "Capital Cognitivo", que propicia a criação do Conhecimento Organizacional, aperfeiçoando o Capital Estrutural. Se os especialistas não voltarem na manhã seguinte, seus "pares" menos experientes certamente tocarão o negócio, mas haverá um prejuízo à criação do Conhecimento Organizacional, afetando as vantagens competitivas da empresa e consequentemente seus resultados a longo prazo.

Forte abraço

Fernando Goldman

Ferdinand disse...

Bem. Vamos elaborar um pouco mais então.
"Capital Estrutural" se aplica mais a processos estáveis no global. Onde a intervenção dos especialistas é necessária apenas na implantação.
Imagine uma organização que venda o trabalho de reproduções gráficas.
Os garotos que operam as copiadoras xerox, se não aparecerem qualquer um opera. Mas as plotagens que dependem de habilidade com software específico, já não é tão simples assim. A empresa pode ficar um tempo sem condição de atender, e aí perdeu faturamento.

Fernando Goldman disse...

Prezado Ferdinand

Repare que o conceito de Capital Estrutural está relacionado às competências organizacionais, aquilo que a empresa sabe fazer, enquanto saber fazer as "plotagens que dependem de habilidade com software específico" é uma competência individual, disponível no mercado, passível de ser reposta, mesmo que leve algum tempo e possa dar algum prejuízo.

Forte abraço

Fernando Goldman

Ferdinand disse...

Fernando
Tenho dificuldade em compreender o que é que a empresa sabe e faz sem ser por intermédio de seus colaboradores.
Ou será que você se refere à algorítmos ou softwares embutidos em seus processos.
Onde trabalho existem diversas rotinas processadas por redes de computadores, mas a decisão final é humana. É alguém apertando alguma tecla. Excetiuam-se as rotinas em elos simples de retroalimentação que comandam apenas elementos de algum processo produtivo ou de segurança. Caso não tenha a intervenção humana nosso processo apesar de sua enorme inércia acabaria não atendendo aos clientes e terminaria em colapso.
Esta estrutura ainda depende dos indivíduos.
Não consigo ver esta estrutura independente da ação de indivíduos.

Fernando Goldman disse...

Prezado Ferdinand
Ao afirmar ter “dificuldade em compreender o que é que a empresa sabe e faz sem ser por intermédio de seus colaboradores”, você está desconsiderando o fenômeno organizacional.
Antes de tudo não tenha dúvidas de que uma pessoa jurídica só age através de uma ou mais pessoas físicas.
Mas voltando ao fenômeno organizacional, diversos economistas têm se perguntado por que em uma economia capitalista, que acredita na “mão invisível” do mercado como o elemento capaz de consertar todos os desequilíbrios e prover toda a motivação necessária para que seres humanos se disponham a produzir, há a necessidade de organizar os trabalhadores em empresas com organizações que refletem diferentes graus de hierarquias. Estes arranjos organizacionais seriam desnecessários se os indivíduos ao venderem seus serviços em mercados obtivessem resultados superiores aos das empresas, o que nem sempre acontece.
A questão não diz respeito a acreditar em estruturas independentes da ação de indivíduos, mas em estruturas capazes de guiar as ações dos indivíduos.
Vou aproveitar seus importantes e oportunos comentários para postar mais um “parágrafo esclarecedor sobre Gestão do Conhecimento Organizacional”.
Forte abraço
Fernando Goldman