segunda-feira, 20 de setembro de 2010

O papel da Verdade no Conhecimento

Prezados

Em várias postagens anteriores, tenho utilizado a definição da Teoria da Criação do Conhecimento Organizacional, que define o conhecimento em três partes:

1ª parte - o conhecimento é uma crença justificada em uma verdade;

2ª parte - o conhecimento é aquilo que se sabe e possibilita capacitação de:

a) definir e resolver problemas; e

b) ação eficaz;

3ª parte - o conhecimento é explícito e tácito ao longo de um continuum, tendo caráter contextual.

Noutro dia, um leitor deste blog fez um comentário, questionando qual seria minha definição de verdade. Questionava ainda se este conceito não seria relativo.

Aquele comentário toca em aspecto muito importante. Nonaka e Takeuchi (1995, p. 58) esclarecem que:

Nós adotamos uma definição tradicional de conhecimento como "crença verdadeira justificada". Deveria ser notado contudo, que enquanto a epistemologia ocidental tradicional focou-se na "verdade" como atributo essencial do conhecimento, nós destacamos a natureza do conhecimento como "crença justificada..." .

Enquanto a epistemologia tradicional enfatiza a natureza absoluta, estática e não-humana do conhecimento, normalmente expressa em proposições e lógica formal, nós consideramos o conhecimento como um processo humano dinâmico, de justificar a crença pessoal em direção à verdade.(tradução minha)

Assim, definir o conhecimento como uma crença justificada em uma verdade, implica reconhecer que os indivíduos estão continuamente justificando a veracidade de suas crenças com base em suas interações com o mundo.

Forte abraço

Fernando Goldman

Definição de Gestão do Conhecimento Organizacional (KM) usada neste blog:

Gestão do Conhecimento Organizacional é entendida neste blog como um metaprocesso, uma reflexão crítica, que, explícita e sistematicamente, define ações e práticas de apoio para melhorar as políticas, programas e processos do conhecimento organizacional de um determinado arranjo organizacional, criando as possibilidades para a criação dinâmica de seu Conhecimento Organizacional, ou seja, sendo precursora das inovações necessárias ao seu constante Aprendizado Organizacional.

Revisado em 16.09.2012

CV: http://lattes.cnpq.br/3698654266766882




translate this blog

Seguidores

Goldman Framework of the Dynamics of Organizational Knowledge

Clique na imagem para vê-la ampliada.

As 10 postagens mais populares

Quem sou eu

Minha foto
Veja minha receita preferida em no Blog do Gilvan

Visitantes desde 24/10/2008

Os pontos de vista aqui apresentados são exclusivamente do autor e não representam os de qualquer instituição com a qual ele esteja, ou tenha estado, ligado por qualquer laço de afiliação, prestação de serviços ou contratação.

Filiado à

See how we're connected

View Fernando Luiz Goldman's profile on LinkedIn

Sobre Creative Commons

Este blog utiliza Creative Commons com atribuição de uso não comercial, significa que você pode copiar, distribuir, exibir e executar o conteúdo desde que dê crédito a este blog (com link) e não use o mesmo para fins comerciais. Creative Commons License
Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons.

Arquivo do blog