Texto postado no fórum da SBGC em 23/8/2007 12:32 AM
Olá Sergio e demais
Parece que algumas de nossas idéias convergem, mas eu gostaria de aprofundar o assunto.
Quando eu comecei a escrever meu último comentário, pensei em criar um novo item de discussão. Meu foco é no papel do RH na Gestão do Conhecimento. Cheguei a pensar em usar o título, se não estou enganado, de uma peça teatral antiga chamada:
"Muito ajuda, quem não atrapalha"
Ou será que isso é apenas um ditado. Não importa, pois preferi dar continuidade a lista aberta pela Jaqueline.
De qualquer forma, eu tenho ouvido insistentemente a afirmativa de que "O RH é fundamental para o sucesso da GC", como você também citou. Até concordo com ela, mas eu fico me perguntando:
Será que o RH percebe porque ele é fundamental para o sucesso da GC?
Será que o "modelo Competência" não é muito mecanicista e focado demais em eventos, em detrimento de padrões de comportamento, estrutura sistêmica e modelos mentais adequados aos dias atuais, ou seja , à formação do pensamento sistêmico.
Quanto tempo é necessário utilizar um modelo de competências para chegar à conclusão de que ele está apoiado no processos errados?
Acho que um bom começo é perceber que se:
- o RH está evoluindo, digamos assim, para Gestão de Pessoas e
- o Conhecimento só existe nas pessoas,
torna-se importante deixar claro que nunca é no setor de Gestão de Pessoas onde está o conhecimento criador de diferencial competitivo, nem seguer o que mantém a empresa inovando.
Convido o pessoal de RH a participar desse papo, narrando casos em que o RH desempenhou real papel de apoio a Gestão do Conhecimento e como isso foi feito.
Implantação de modelo de Gestão de Competências eu pediria que não considerassem.
Forte abraço
Fernando Goldman
Capes, CNPq e as jabuticabas
Há 9 anos
Um comentário:
Oi Fernando e Sergio,
Minha modesta opinião sobe assunto passa por uma ação conjunta das áreas produtivas da empresa, as que tentem a "expertise" do negócio,com a área de RH.
Como sabemos a condução do processo deve ser de que operacionaliza e conhece e vive as regras do negócio. Quem tem o conhecimento tático do negócio,na maiorias da empresas, não é o RH.
Os processos especificos de Gestão de Competências, parte importante da Gestão do Conhecimento, deve gerido pelo RH sim. Mas o mapeamento,definição das competências essenciais e consequente plano de capacitação do pessoal devem ser gerados em conjunto com as aréas técnicas e operacionais atendendo suas necessidades e prioridades.
Concordo que .... uma coisa é uma coisa e outra coisa é outra coisa ... a aplicação de ferramentas de gestão de competências não podem ser confundida no sentido lato com Gestão do Conhecimento.
Sergio, Fernando e demais bloqueiros de plantão, seria uma quimera de minha parte sonhar com uma ação integrada entre áreas da empresa que detém o conhecimento do negógio e o RH que deve deter o conhecimento do uso correto das ferramentas de gestão de competências?
Um forte abraço,
Carlos Rodrigues (Cadre)
http://www.moodlefree.com/main/course/view.php?id=22
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