Em 25/05/2006, quando era o mediador do Fórum da SBGC, respondi
uma pergunta ali postada, tentando ajudar a esclarecer as diferenças entre o conhecimento tácito e o
explícito, no âmbito da Teoria da Criação do Conhecimento Organizacional (TCCO). O texto, então, apresentado refletia tal contexto.
O referido texto continha informações colhidas no livro de Nonaka e Takeuchi de 1995 ( traduzido no Brasil em 1997), que é um dos alicerces da TCCO, a qual vem passando desde então por constantes refinamentos, propostos por Nonaka e seus diferentes coautores, visando eliminar a possibilidade de interpretações errôneas.
Este material, disponibilizado na News da SBGC, sob o título ‘O que são
conhecimentos explícito e tácito?’, acabou também sendo publicado na Revista Ser Mais,
nº 20, ano 3, conforme link http://issuu.com/editora.ser.mais/docs/sermais_-_edicao_20 .
Uma outra versão, de mais fácil acesso, encontra-se disponível em http://www.baguete.com.br/artigos/939/fernando-goldman/08/02/2011/o-que-sao-conhecimentos-explicito-e-tacito.
Desde então, diversas pessoas têm me solicitado autorização para reproduzir aquele texto. Pois bem, não há nada, a princípio, que precise ser alterado naquele texto, mas eu sempre faço a ressalva de que é fundamental entendê-lo em seu contexto e ter em mente que tácito e explícito não são dois tipos
de conhecimento, mas, sim, duas dimensões do mesmo conhecimento.
Esta importante ideia não foi citada naquele texto, pois
seu objetivo imediato era, tão somente, responder uma pergunta no
fórum, sobre as diferenças entre o conhecimento explícito e o tácito e não se aprofundar
nas ideias de Polanyi ou na forma como a TCCO as usa, o que é sempre muito importante quando se tem a preocupação de evitar os constantes malentendidos que envolvem o conhecimento tácito.
Forte abraço
Fernando
Goldman
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