domingo, 22 de julho de 2012

O que são conhecimentos explícito e tácito?

Prezados

Em 25/05/2006, quando era o mediador do Fórum da SBGC, respondi uma pergunta ali postada, tentando ajudar a esclarecer as diferenças entre o conhecimento tácito e o explícito, no âmbito da Teoria da Criação do Conhecimento Organizacional (TCCO). O texto, então, apresentado refletia tal contexto.
O referido texto continha informações colhidas no livro de Nonaka e Takeuchi de 1995 ( traduzido no Brasil em 1997), que é um dos alicerces da TCCO, a qual vem passando desde então por constantes refinamentos, propostos por Nonaka e seus diferentes coautores, visando eliminar a possibilidade de interpretações errôneas.

Cinco anos mais tarde, o texto daquela resposta apareceu numa News da SBGC, o que poderia induzir o leitor a pensar se tratar de um artigo acabado de ser preparado por mim e que, naturalmente, expressaria minha opinião atualizada e completa sobre o assunto.
Este material, disponibilizado na News da SBGC, sob o título ‘O que são conhecimentos explícito e tácito?’, acabou também sendo publicado na Revista Ser Mais, nº 20, ano 3, conforme link http://issuu.com/editora.ser.mais/docs/sermais_-_edicao_20 .
Desde então, diversas pessoas têm me solicitado autorização para reproduzir aquele texto. Pois bem, não há nada, a princípio, que precise ser alterado naquele texto, mas eu sempre faço a ressalva de que é fundamental entendê-lo em seu contexto e ter em mente que tácito e explícito não são dois tipos de conhecimento, mas, sim, duas dimensões do mesmo conhecimento.
Esta importante ideia não foi citada naquele texto, pois seu objetivo imediato era, tão somente, responder uma pergunta no fórum, sobre as diferenças entre o conhecimento explícito e o tácito e não se aprofundar nas ideias de Polanyi ou na forma como a TCCO as usa, o que é sempre muito importante quando se tem a preocupação de evitar os constantes malentendidos que envolvem o conhecimento tácito.
Forte abraço
Fernando Goldman

Nenhum comentário: