sábado, 16 de maio de 2009

Aniversário da SBGC

Prezados

O aniversário de 8 anos da SBGC aconteceu no dia 06 de maio passado.

Segue abaixo o texto que apresentei por ocasião do aniversário, no Portal da SBGC.

Forte abraço

Fernando Goldman

Nem sempre é fácil explicar a SBGC

Em um país como o nosso, em que discutir idéias beira a excentricidade, muitas vezes tenho dificuldade de explicar como funciona a SBGC para os administradores da objetividade, com quem muitas vezes converso.

Como falar de uma sociedade que trata de uma nova visão dos negócios, mas que, ao invés de vender metodologias e fórmulas prontas de efeito duvidoso – os milagres que tantos procuram, aceita e procura melhor compreender o papel dos intangíveis, do tácito e das mudanças constantes que a sociedade vem passando? Que não nega a multiplicidade, a aleatoriedade e a incerteza, formando uma rede voltada à percepção do Conhecimento como fator de produção, através do debate e difusão de idéias?
Se é preciso uma classe muito especial de pessoas para lidar com o que é Gestão do Conhecimento Organizacional, que dirá de conseguir gente disposta a se dedicar a um trabalho voluntário por ela. Gente que reúna competência, garra, esperança e humildade suficientes para, através da GC, buscar o aumento da efetividade de nossas organizações, da competitividade do país e da qualidade de vida das pessoas.

Há 8 anos, não participei da fundação da SBGC, porque ainda nem tinha idéia do que esta expressão poderia representar para as organizações e para as pessoas. Na verdade, minha relação com a SBGC é de dívida, pois se não fossem a divulgação do tema por ela promovida, os eventos por ela organizados, as constantes oportunidades de discussão e aprendizado no seu Fórum, os artigos e materiais de seu Portal e, em especial, as pessoas com quem ela me possibilitou o contato, no Brasil e no exterior, minhas pesquisas sobre Gestão do Conhecimento Organizacional ainda estariam muito longe de onde estão, apesar do muito que ainda há a percorrer.

Assim, nestes 8 anos da SBGC, minha mensagem é de agradecimento a todos aqueles que possibilitaram sua existência e reitero o convite feito em nosso Portal para aqueles que ainda não fazem parte da entidade se juntar a nós, pois a Gestão do Conhecimento é feita, fundamentalmente, por pessoas.

Fernando Luiz Goldman
Presidente da SBGC-RJ(2007-2009)

Nenhum comentário: