sábado, 30 de agosto de 2008

Gestão do Conhecimento nas Organizações ou Gestão do Conhecimento Organizacional?

Prezada Márcia

Antes de tudo seja muito bem vinda. Precisamos da participação de gente que se sinta incomodada.

Eu levo uns sustos, certas vezes, quando converso sobre Gestão do Conhecimento Organizacional (GC), com gente que se declara absolutamente tranqüila e que entende que GC na sua empresa já está perfeitamente equacionada.

Coincidência ou não, em geral isso acontece quando converso com pessoas de RH. Talvez por não vivenciarem em seu dia-a-dia o processo de criação do conhecimento organizacional, falte-lhes a sensibilidade para o grau de dificuldade de conquistá-lo e a facilidade para perdê-lo. Eu, de minha parte, me declaro completamente incomodado.

Mas você escreveu:

"Um questão que sempre me incomoda é o termo "Gestão do Conhecimento".

A minha idéia é que ele mudasse para "Gestão para o Conhecimento". Acredito que o conceito seria ampliado, abriria novos espaços e facilitaria o entendimento de empresas e organizações.

Pensem nisso."



Olha Márcia, pensei no que você escreveu e lembrei que o Rivadávia Alvarenga em seu livro, Gestão do Conhecimento em Organizações, na página 38, fala em compreender a GC como “gestão para o conhecimento” e fala ainda em capacitação para o conhecimento ou promoção do conhecimento. Não chega a propor uma mudança de nome, mas está alinhado com seu pensamento.

Eu confesso que tenho dedicado bastante tempo ao assunto, talvez até mais do que deveria, e durante uma boa parte dele andei compartilhando a idéia e até escrevendo que o conhecimento - fenômeno espontâneo que é - não pode ser gerenciado.

Porém ultimamente tenho desenvolvido uma percepção de que a expressão “Gestão do Conhecimento Organizacional” faz todo sentido do mundo quando você acredita existir uma entidade muito especial designada como “Conhecimento Organizacional”.

A partir do momento em que você passa a acreditar nessa entidade faz sentido entender ser possível fazer sua gestão. Talvez não da forma usual como se faz a gestão de bens tangíveis, mas de uma forma muito especial, reconhecendo o caráter intangível do Conhecimento Organizacional.

Por isso, eu venho tomando o cuidado de sempre que escrevo a respeito do tema usar a expressão completa – GESTÃO DO CONHECIMENTO ORGANIZACIONAL – mesmo abreviando por GC.

Forte abraço

Fernando Goldman

Obs.: Mensagem originalmente publicada no Fórum da SBGC, em 30/08/2008.

Nenhum comentário: