Prezados
Tem sido muito comum ler e ouvir, especialmente entre consultores, algo assim: "Gestão do Conhecimento não existe, pois não se pode gerenciar o conhecimento".
É verdade que tratar o conhecimento como uma "coisa" – a ser armazenada como se fosse um bem tangível – é, no mínimo, ineficaz. Muita gente tentou e vem tentando fazer isto e os resultados foram e têm sido desastrosos. No entanto, o prejuízo que vem do discurso acima é parecer por um fim à discussão, o que certamente não acontece.
Importante é se perceber que a globalização – aliada à expansão do uso das chamadas Tecnologias da Informação e das Comunicações – e a consequente aceleração das mudanças, vêm intensificando a necessidade de melhor se compreender o conhecimento como parte da Inteligência Organizacional.
Não que antes o conhecimento não fosse fundamental ao funcionamento das empresas. A questão era como levá-lo em conta. Enquanto o mainstream da teoria econômica insistiu em considerar o conhecimento apenas como parte das faculdades intelectuais da força de trabalho, os resultados das análises sobre o desempenho das firmas e das economias dos países mostravam incoerências difíceis de sanar.
Foi a partir do reconhecimento de formas de aprendizado coletivas, learning-by-doing, learning-by-using, learning-by-interacting, etc. que o conhecimento como fenômeno organizacional começou a ser mais bem entendido.
Ao longo da história, muito se tem pesquisado sobre o conhecimento. Pode-se dizer que o Iluminismo (século XVIII) – um dos mais importantes períodos da história intelectual e da cultura ocidentais – pavimentou o caminho para formas mais apuradas de lidar com o conhecimento, em especial o científico, propiciando toda uma era de avanços, ainda hoje influenciando nossa forma de viver.
Já as pesquisas sobre o fenômeno organizacional são bem mais recentes, estando diretamente relacionadas ao surgimento de diferentes formas de arranjos organizacionais, entre os quais as grandes corporações se destacam.
Continua...
Forte abraço
Fernando Goldman
Olá,Fernando
ResponderExcluirNo meu entender o maior desafio
das empresas hoje, é conseguir administrar o conhecimento, criando e gerenciando processos que disseminem este conhecimento.
abraço
Altieri
Olá,Fernando
ResponderExcluirNo meu entender o maior desafio
das empresas hoje, é conseguir gerenciar o conhecimento, criando e gerenciando processos que disseminem este conhecimento.
abraço
Altieri
Prezado Altieri
ResponderExcluirEu acredito que o maior desafio das empresas é entender o que é o conhecimento no âmbito organizacional.
Forte abraço
Fernando Goldman
Fernando, boa noite.
ResponderExcluirAlém das empresas entenderem o que é o conhecimento, também saber disseminar essa cultura aos colaboradores de chão de fábrica.