O objetivo desse blog é permitir que interessados em Gestão do Conhecimento(Knowledge Management - KM) possam trocar idéias e aprimorar sua visão do assunto. Aqui todos somos aprendizes.
segunda-feira, 11 de abril de 2011
Apresentação de Gestão do Conhecimento Organizacional
Prezados
Segue o vídeo da apresentação que fiz no XVII GIGCI – Grupo Interativo de Gestão do Conhecimento e Inovação, na Petrobras, em 01 de abril passado.
Fernando Um dos aforismos que saltam à mente, relendo o livro do Nassim Nicholas Taleb- The Bed of Procrustes, é: "In science you need to understand the world; in business you need others to misunderstand it." Realça a noção de que em negócios, organizações, é a assimetria de informação, percepção e entendimento que propicia a vantagem competitiva. Forte abraço Ferdinand
Fernando Pode parecer à primeira vista que a palestra da Kathryn Schulz, não tem a ver com tua aula. Mas tem a ver com percepção e conscientização, ingredientes básicos de KM. Veja em :http://www.ted.com/talks/kathryn_schulz_on_being_wrong.html
Fernando Não sei se vistes esta notícia na Folha de São Paulo. http://www1.folha.uol.com.br/mercado/904599-petrobras-poupa-r-736-milhoes-em-pesquisa.shtml Não conheço detalhes, mas fica sempre a pergunta: A legislação tem um forte desvio, ou não temos cultura para pesquisa? Quantas patentes não poderiam ter sido geradas? Quantos empregos nos setores de pesquisa deixaram de ser gerados? Abraço Ferdinand
Fernando
ResponderExcluirUm dos aforismos que saltam à mente, relendo o livro do Nassim Nicholas Taleb- The Bed of Procrustes, é:
"In science you need to understand the world; in business you need others to misunderstand it."
Realça a noção de que em negócios, organizações, é a assimetria de informação, percepção e entendimento que propicia a vantagem competitiva.
Forte abraço
Ferdinand
Fernando
ResponderExcluirPode parecer à primeira vista que a palestra da Kathryn Schulz, não tem a ver com tua aula. Mas tem a ver com percepção e conscientização, ingredientes básicos de KM.
Veja em :http://www.ted.com/talks/kathryn_schulz_on_being_wrong.html
Forte abraço
Ferdinand
Fernando
ResponderExcluirNão sei se vistes esta notícia na Folha de São Paulo. http://www1.folha.uol.com.br/mercado/904599-petrobras-poupa-r-736-milhoes-em-pesquisa.shtml
Não conheço detalhes, mas fica sempre a pergunta: A legislação tem um forte desvio, ou não temos cultura para pesquisa? Quantas patentes não poderiam ter sido geradas? Quantos empregos nos setores de pesquisa deixaram de ser gerados?
Abraço
Ferdinand