O objetivo desse blog é permitir que interessados em Gestão do Conhecimento(Knowledge Management - KM) possam trocar idéias e aprimorar sua visão do assunto. Aqui todos somos aprendizes.
sexta-feira, 5 de novembro de 2010
Apresentação: Podemos ainda aprender com Nonaka e Takeuchi?
Prezados
Segue a apresentação de slides feita por mim no KM Brasil 2010, sobre o artigo "Podemos ainda aprender com Nonaka e Takeuchi?"
Fernando Desculpe a franqueza, mas, não consigo responder à pergunta de "PODEMOS AINDA APRENDER COM NONAKA E TAKEUCHI?" seguindo o que é apresentado nos 13 slides. Certamente a tua apresentação em Gramado contém muitos slides a mais, e entendo que entregar assim de graça "o pulo do gato" não faz sentido. Semana passada começei a ler alguns papers do Nonaka, e dos primeiros 3 não ficou nada de relevante. Como não sou da área não enxergo uma porção de detalhes que só são claros para o especialista. Entendo que há que ser iniciado para apreciar certos prazeres. E significado é recriado na mente do receptor, caso estejam presentes certas condições externas e internas,estas internas podem não estar adequadas. E é sempre mais fácil reclamar das condiçõs externas ( emissor). Dá para deixar mais alguma dica ou, vamos ter que nos contentar ocm este enigma? Forte abraço Ferdinand
Fernando Decerto conheces a observação do Feynman, que é algo como : Quem diz que entende "mecânica quântica" não sabe do que está falando. Simplesmente não estamos programados para mergulhar na complexidade da natureza. Tudo que podemos fazer é montar modelos em nossas mentes, mas estes são uma forte simplificação. Não conseguí ainda captar a essência de "Knowledge". Resignar-me com a ignorância ou continuar correndo atraz destes conceitos figidios. Outro dia ví uma observação paradoxal: Quando chegares em uma bifurcação em teu caminho, siga pelos dois! Pé nas estradas. Abração Ferdinand
Em homenagem a você, que é o comentarista mais ativo deste blog, vou fazer mais uma postagem falando um pouco mais sobre a diferença entre informação e conhecimento.
Não há mais slides,não, há sim um artigo de 16 páginas, pois se tratava de uma apresentação de 15 minutos sobre o artigo do mesmo nome aprovado para apresentação.
A resposta é temos, sim, muito a aprender com Nonaka e sua Teoria da Criação do Conhecimento Organizacional.
Fernando Na semana retrasada lancei um desafio para a minha lista de e-mails, que contem cerca de 90 pessoas na ativa. Até agora não apareceu um sequer destes neste espaço. Bem verdade que é um espaço não convencional, e poucos são os que curtem música clássica ou canto gregoriano. A massa é assim mesmo, e certo estava o cidadão que disse que há pessoas que preferem morrer a pensar. Vou continuar instigando a turma. Outro blog que sempre leio é o do Clemente Nobrega, tem sempre bom material disponível. Bom e de alto nível. Abração Ferdinand
Fernando
ResponderExcluirDesculpe a franqueza, mas, não consigo responder à pergunta de "PODEMOS AINDA APRENDER COM NONAKA E TAKEUCHI?" seguindo o que é apresentado nos 13 slides. Certamente a tua apresentação em Gramado contém muitos slides a mais, e entendo que entregar assim de graça "o pulo do gato" não faz sentido. Semana passada começei a ler alguns papers do Nonaka, e dos primeiros 3 não ficou nada de relevante. Como não sou da área não enxergo uma porção de detalhes que só são claros para o especialista. Entendo que há que ser iniciado para apreciar certos prazeres. E significado é recriado na mente do receptor, caso estejam presentes certas condições externas e internas,estas internas podem não estar adequadas. E é sempre mais fácil reclamar das condiçõs externas ( emissor).
Dá para deixar mais alguma dica ou, vamos ter que nos contentar ocm este enigma?
Forte abraço
Ferdinand
Fernando
ResponderExcluirDecerto conheces a observação do Feynman, que é algo como : Quem diz que entende "mecânica quântica" não sabe do que está falando. Simplesmente não estamos programados para mergulhar na complexidade da natureza. Tudo que podemos fazer é montar modelos em nossas mentes, mas estes são uma forte simplificação. Não conseguí ainda captar a essência de "Knowledge".
Resignar-me com a ignorância ou continuar correndo atraz destes conceitos figidios.
Outro dia ví uma observação paradoxal: Quando chegares em uma bifurcação em teu caminho, siga pelos dois!
Pé nas estradas.
Abração
Ferdinand
Prezado Ferdinand
ResponderExcluirEm homenagem a você, que é o comentarista mais ativo deste blog, vou fazer mais uma postagem falando um pouco mais sobre a diferença entre informação e conhecimento.
Forte abraço
Fernando Goldman
Prezado Ferdinand
ResponderExcluirNão há mais slides,não, há sim um artigo de 16 páginas, pois se tratava de uma apresentação de 15 minutos sobre o artigo do mesmo nome aprovado para apresentação.
A resposta é temos, sim, muito a aprender com Nonaka e sua Teoria da Criação do Conhecimento Organizacional.
Vou ver se publico o artigo no blog.
Forte abraço
Fernando Goldman
Fernando
ResponderExcluirNa semana retrasada lancei um desafio para a minha lista de e-mails, que contem cerca de 90 pessoas na ativa. Até agora não apareceu um sequer destes neste espaço. Bem verdade que é um espaço não convencional, e poucos são os que curtem música clássica ou canto gregoriano.
A massa é assim mesmo, e certo estava o cidadão que disse que há pessoas que preferem morrer a pensar. Vou continuar instigando a turma. Outro blog que sempre leio é o do Clemente Nobrega, tem sempre bom material disponível. Bom e de alto nível.
Abração
Ferdinand