Press Enter and then Control plus Dot for Audio

sábado, 31 de julho de 2010

Curso de Gestão do Conhecimento Organizacional em Porto Alegre, 03.09.2010

Yahoo! Mail
Gestão do Conhecimento Organizacional
Realização: Apoio:

Curso: Gestão do Conhecimento Organizacional
Data: 03/09/2010
Horário: Das 9h às 18h
Local: ULBRA Porto Alegre – Rua Comendador Manoel Pereira, 55, Centro


Objetivo
Sensibilizar os participantes para a importância do capital intelectual e dos principais conceitos, métodos e técnicas da Gestão do Conhecimento Organizacional. Com total envolvimento dos participantes, serão discutidos conceitos fundamentais para planejar e executar novas abordagens para lidar com os ativos intangíveis do conhecimento e o uso adequado de tecnologias avançadas para a gestão do conhecimento nas organizações.
Programa

O conhecimento organizacional como ativo intangível

Construindo vantagens competitivas sustentáveis

Gestão do Conhecimento como fonte da inovação

A eficiência adaptativa

Três gerações de Gestão do Conhecimento: em qual sua empresa está?

O conhecimento como fator de produção e sua diferenciação da informação

Educação Corporativa e Gestão do Conhecimento

A criação do conhecimento organizacional

A principal prática de Gestão do Conhecimento

Liderança na Sociedade do Conhecimento

O papel das metáforas, analogias e narrativas

Comparando modelos a serem aplicados

Instrutor

Fernando Goldman

Doutorando em Políticas Públicas, Estratégias e Desenvolvimento no Instituto de Economia da UFRJ. Engenheiro Eletricista pela UFRJ, com Mestrado em Engenharia de Produção pela Universidade Federal Fluminense (UFF), pesquisando sobre Conhecimento e Inovação Tecnológica. É consultor e professor universitário. Diretor Regional da Sociedade Brasileira de Gestão do Conhecimento no RJ. Responsável pelo blog “O que é Gestão do Conhecimento” www.kmgoldman.blogspot.com.

.

Inscrições
Valor: R$ 490 à vista. Para os associados da SBGC e professores e alunos da ULBRA, o valor da inscrição é de R$ 250,00 à vista. Este valor dá direito à apostila e networking de alto nível.

Pagamento via depósito bancário identificado no Banco do Brasil, agência 0101-5, conta corrente 48890-9, em nome da JG 2008 Editora e Comunicação Ltda. – CNPJ 09.228.201/0001-15. Para efetuar sua inscrição, clique aqui.

A inscrição será efetivada após o envio do comprovante de depósito para o e-mail petra.hasse@ig.com.br. Este comprovante deve ser apresentado no início do curso.

Maiores informações com Petra Hasse pelo (51) 9121-4856.


quarta-feira, 28 de julho de 2010

Um modelo SECI diferente

Prezados

Como sabemos, Nonaka consagrou a utilização do modelo SECI dentro da formulação da Teoria da Criação do Conhecimento Organizacional.

Normalmente este modelo é apresentado na forma de uma matriz 2 x 2 com os eixos horizontal e vertical indicando a dimensão epistemológica do conhecimento ( tácito e explícito), como a ela se referiu Nonaka e seus diferentes co-autores.

A dimensão ontológica ( indivíduo - grupo - organização), certamente um dos aspectos mais importantes do modelo, é representada dentro de cada célula e, talvez por isso, é muitas vezes negligenciada.

O modelo é representado na figura 1.

Figura 1 - Modelo SECI

É claro que há muita informação neste modelo, havendo muitas vezes a necessidade de criar outras representações de modo que ele possa ser melhor entendido.

A figura 2 mostra uma outra representação dos modos de conversão, que ajuda o entendimento de aspectos importantes do modelo.

Figura 2 - Modelo SECI diferente


Forte abraço

Fernando Goldman

sábado, 24 de julho de 2010

Qual o objeto da KM ?

Prezados

Interessante como a Gestão do Conhecimento (KM) é um campo propício para textos de grande confusão mental. Alguns artigos sobre o tema conseguem simultaneamente trazer ideias de grande importância misturadas com alguns dos muitos chavões, que dificultam o avanço da área e sua melhor compreensão.

Nas minhas andanças pela Internet me deparei com mais um artigo. Este, recente do portal knowledgeboard, imediatamente me interessou pelo seu título: “What is Knowledge Management?”. É o nome do meu blog também, é verdade, mas como nome de blog pode dar margem para muitas postagens. Como nome de livro dá até para tentar, mas como nome de artigo é realmente muito pretensioso. Como explicar em tão poucas linhas o que é KM ?

A autora, Farah Piepkorn, se propôs a explorar algumas das principais leituras sobre o passado, presente e futuro da KM e responder àquela pergunta.

Logo de cara, aparece com uma tirada que faz valer a leitura do artigo. Referindo-se à famosa frase de Bacon que diz que “Conhecimento é poder”, ela estabelece que embora Bacon tenha elogiado o conhecimento, foi a KM e não o próprio conhecimento que mudou a sociedade e, posteriormente, o mundo.

Eureca! Ela percebeu que o grande trunfo não está em um determinado conhecimento em si. Este, nós sabemos, fica obsoleto muito rapidamente. A autora do artigo percebeu que a capacitação de transferir conhecimento − e não o próprio conhecimento − é poder.

Eu, em linha com tudo que venho escrevendo, preferiria dizer que a capacitação de criar conhecimento é poder. De qualquer forma, Farah chegou bem perto de perceber que mapear conhecimento, como muitos insistem em propor, tem muito pouca utilidade, ou talvez nenhuma.

O grande salto é mapear, ou melhor, modelar a dinâmica do conhecimento organizacional, implicando tentar entender como ele é criado em uma organização.

Embora parecesse ir bem na sua missão de explicar o que é KM, Farah resolveu dar sua definição de KM:

Gestão do Conhecimento (KM) é o processo de capturar, documentar, armazenar, recuperar, reutilizar, criar e compartilhar o conhecimento para aumentar a produtividade e eficiência da empresa.(tradução minha)

Pronto! Danou-se. Ia tão bem e de repente teve uma recaída. A famosa confusão se a KM deve atuar diretamente sobre o conhecimento ou sobre os processos de conhecimento.

Eu venho trabalhando com uma definição que deixa claro que a KM não deve e não pode de forma alguma ter como objeto o próprio conhecimento, sob pena de se esperar que KM, por exemplo, crie novo conhecimento.
Gestão do Conhecimento de um arranjo organizacional ou simplesmente Gestão do Conhecimento Organizacional (KM) é um metaprocesso, que, explícita e sistematicamente, define ações e práticas de apoio para melhorar as políticas, programas e processos do arranjo organizacional, que influenciam a qualidade da dinâmica do seu Conhecimento Organizacional .
Para os que não querem aceitar esta definição ou não aceitam a ideia de KM como um metaprocesso, paciência. Há outras alternativas, por exemplo, o documento European Guide to good Practice in Knowledge Management trabalha com a seguinte definição:

Gestão do Conhecimento é a gestão das atividades e processos para alavancar o conhecimento, aumentando a competitividade através da melhor utilização e criação dos recursos de conhecimento individual e coletivo. (tradução minha)
É possível notar que há vários referenciais conceituais percebendo ser a dinâmica do conhecimento que faz a diferença entre as organizações com ou sem longevidade. Sem entender o papel da dinâmica do conhecimento organizacional, fica muito difícil explicar “O que é KM ?”

Forte abraço

Fernando Goldman

quinta-feira, 22 de julho de 2010

Uma escola de negócios sustentáveis

Prezados

Várias pessoas me pedem opinião sobre cursos de especialização. Segue indicação dos cursos do LATEC/UFF.
 

Forte abraço

 

Fernando Goldman





Latec/UFF - Estude em uma escola de negócios sustentáveis
O LATEC/UFF é um centro de referência nacional na formação gerencial e tecnológica, com orientação à pesquisa, ensino e extensão. As inscrições já estão abertas para as turmas do segundo semestre de 2010. Estude em uma escola de negócios sustentáveis
Alumni Latec Pré-inscrições online est2@latec.uff.br mba3@latec.uff.br mba2@latec.uff.br mba1@latec.uff.br est1@latec.uff.br Transparência nas Organizações VI CNEG Congresso Nacional de Excelência em Gestão Latec
Acesse esta página se você não estiver visualizando esta mensagem corretamente.
MBA - Gestão pela Qualidade Total
MBA - Gestão de Negócios Sustentáveis
Especialização em Engenharia de Segurança do Trabalho
MBA - Gerenciamento Avançado de Finanças
MBA - Gestão Estratégica da Produção e Manutenção
Especialização em Engenharia de Produção
MBA - Desenvolvimento Gerencial Avançado - Ênfase em Gestão de Pessoas
MBA - Desenvolvimento Gerencial Avançado - Ênfase: Gestão de Serviço de Saúde
Latec
Descadastre-se caso não queira receber mais e-mails.

 

quarta-feira, 21 de julho de 2010

Simpósio Internacional de Contadores de Histórias 2010 - Oficinas no Rio de Janeiro -

Prezados

Recebi da amiga Benita Prieto a programação do Simpósio Internacional de Contadores de Histórias.

Forte abraço

Fernando Goldman

Inscrições gratuitas
O participante poderá fazer até 4 oficinas ( uma por horário)
Descrições das oficinas no site www.simposiodecontadores.com.br

Para o restante da programação, não haverá necessidade de inscrição. Caso ultrapasse a lotação do espaço, serão distribuídas senhas.

29/07 (quinta-feira)

14h30 às 17h30

1- A narração de histórias e suas implicações pedagógicas - Sergio Bello/SC

2- Tecendo sons, criando histórias – vivências sonoras para narração - Adriana Milet/PE

3- Promovendo a leitura a partir da oralidade -Pavis Pavós (Espanha)

4- Narrativa de contos, narrativa de vida - Cláudia Beatriz Fonseca/RJ

5- Escrevendo imagens, contando histórias – processos e vivências na criação e narração - Luciano Pontes/PE

18h30 às 21h30

1- Aprendiz de saltimbanco - Alekos (Colombia)

2- Oficina de contos mínimos - Enrique Paez(Espanha)

3- Os segredos dos contadores de histórias - Beatriz Montero (Espanha)

4- Tamoin, um contador de história - Luis Carlos Ribeiro/MT

5- Histórias na sala de aula - Geeta Ramanujam (Índia ). Será ministrada em inglês.

30/07 (sexta-feira)

14h30 às 17h30

1- Aprendiz de saltimbanco - Alekos (Colombia)

2- Oficina de contos mínimos - Enrique Paez(Espanha)

3- Os segredos dos contadores de história - Beatriz Montero (Espanha)

4- Tamoin, um contador de histórias - Luis Carlos Ribeiro/MT

5- Histórias na sala de aula- Geeta Ramanujam (Índia). Será ministrada em inglês.

18h30 às 21h30

1- A narração de histórias e suas implicações pedagógicas - Sergio Bello/SC

2- Tecendo sons, criando histórias – vivências sonoras para narração - Adriana Milet/PE

3- A magia da tradição oral: a palavra na boca do contador de histórias - Goreth Albuquerque e Tâmara Costa/CE

4- Para contar melhor - Alicia Barberis(Argentina)

5- Escrevendo imagens, contando histórias – processos e vivências na criação e narração - Luciano Pontes/PE

Necessitando de hospedagem no Rio de Janeiro, consulte a agência oficial do evento

https://jaxtours.com.br/eventos2.asp?cod_evento=41

Informações:

Tel: 0055 (21) 3904-2210 / 0055 (21) 9828-0767

www.simposiodecontadores.com.br


Seminário em Busca da Excelência, no Rio

Prezados

Segue informação do evento gratuito sobre a busca da excelência. A FNQ vinha trabalhando o critério 5 sobre informação e conhecimento procurando adequá-lo a melhor lidar com intangíveis. Confesso que, depois da saída do Felipe Cassapo de lá, eu não tenho acompanhado a evolução deles nesta área, mas sempre acaba sendo um evento interessante.

Forte abraço

Fernando Goldman



----- Mensagem encaminhada ----
De: Fundacao Nacional da Qualidade <comunicacao@fnq.org.br>
Para: fernandogoldman@yahoo.com.br
Enviadas: Quarta-feira, 21 de Julho de 2010 12:50:06
Assunto: Seminário Regional em Busca da Excelência

Seminário Regional em Busca de Excelência

Caso nao consiga visualizar este email clique aqui
Seminario Regional em Busca da Excelencia
Local: Auditorio Fecomercio - Rua Marques de Abrantes, 99 - Flamengo - Rio de Janeiro - RJ
A FNQ, o SEBRAE e o Programa Qualidade Rio realizam no dia 29 de julho, em Rio de Janeiro/RJ, o Seminario Regional em Busca da Excelencia
Os participantes deste evento terão a oportunidade única de conhecer de perto os conceitos de excelencia em gestão e as boas praticas de empresas reconhecidas com premios de qualidade e produtividade.
Confira a programação e inscreva-se gratuitamente. As vagas são limitadas e por esse motivo é indispensável a inscrição antecipada.
Agenda: 09:00 Abertura | 09:05 Fundação Nacional da Qualidade | 09:25 Programa Qualidade Rio / Saúde | 09:45 Caso 1 - 3 Policlínica de Niterói (CBMERJ) - Ouro PQRio 2009 | 10:15 Caso 2 - INTO - Ouro PQRio 2009 | 10:45 Intervalo | 11:05 SEBRAE | 11:25 Caso 3 - Quintessência Farmácia de Homeopatia - Vencedora MPE 2009 | 11:55 Caso 4 - Mulher de Negócios | 12:30 Encerramento
Não perca esta oportunidade de crescimento para sua organização
Inscrições gratuitas - Inscreva-se já
Atenção: a impressão e apresentação do comprovante de inscrição gerado no site é INDISPENSAVEL para sua participação no evento.