tag:blogger.com,1999:blog-4213100959994356486.post8825956595254163136..comments2023-04-04T04:31:33.283-03:00Comments on O que é Gestão do Conhecimento ?: Quanto é preciso entender para conhecer? (II)Fernando Goldmanhttp://www.blogger.com/profile/09937183443204632073noreply@blogger.comBlogger11125tag:blogger.com,1999:blog-4213100959994356486.post-43125664946196471542010-11-24T14:48:46.493-02:002010-11-24T14:48:46.493-02:00Fernando
Veja a palestra do Jason Fried no TED: Wh...Fernando<br />Veja a palestra do Jason Fried no TED: Why work doesn't happen at work.<br />Se KM tem a haver com eficácia do trabalho, então as provocações ( fator M&M) do Jason devem ser consideradas.<br />Que alívio ter achado alguém que percebe que o trabalho é feito individualmente, e precisa de "aclimatação adequada".<br />Forte abraçoFerdinandhttps://www.blogger.com/profile/17968912077807429269noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-4213100959994356486.post-61797427963263159902010-11-22T21:12:54.408-02:002010-11-22T21:12:54.408-02:00Fernando
Sei que apontar defeitos é muito mais fác...Fernando<br />Sei que apontar defeitos é muito mais fácil que fazer alguma coisa produtiva que resista a críticas. Mas, relendo o trecho do Tsoukas, no final do primeiro parágrafo, acho que foi infeliz em sua afirmação: "Of course one can take an interest in, and learn a great deal about, the gearbox and the acceleration mechanism but, to be able to drive, such knowledge needs to lapse into Ferdinandhttps://www.blogger.com/profile/17968912077807429269noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-4213100959994356486.post-63356294567378438142010-11-22T12:00:15.163-02:002010-11-22T12:00:15.163-02:00Fernando
Outra dificuldade que me atrevo a apontar...Fernando<br />Outra dificuldade que me atrevo a apontar na KM é que se referem a KNOWLWDGE como uma coisa só. Aínda não achei referência onde abrissem o conceito em algumas de suas diversas componentes. Algo como aprendizado, memórias, capacidade de imaginação, disponibilidade de fontes de informação e por aí vai....<br />Devem existir dezenas de parâmetros intervindo.<br />Se na granulação Ferdinandhttps://www.blogger.com/profile/17968912077807429269noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-4213100959994356486.post-26656078354551395232010-11-21T11:51:15.738-02:002010-11-21T11:51:15.738-02:00Fernando, segue comentário que fiz na discussão d...Fernando, segue comentário que fiz na discussão do Liviu Mihaileanu no Knowlwdge Management do Linkedin. <br />Hi<br />I appreciate your simple and rich explanation. I’ve been reading quite a lot about perception, illusions, neuroscience and just stumbled on KM a couple of months ago. I am surprised to see no mention to imagination in knowledge emergence / creation, in the texts I read so far. Ferdinandhttps://www.blogger.com/profile/17968912077807429269noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-4213100959994356486.post-50427170220927990912010-11-18T09:05:20.275-02:002010-11-18T09:05:20.275-02:00Fernando
Vejo referência à ação na conceituação de...Fernando<br />Vejo referência à ação na conceituação de "conhecimento" em muitos autores. Porém não ficou claro ainda para mim porque fazem esta ligação. Percebo que a ação é uma consequência da vontade de agir. Penso que podes deter um conhecimento e utilizá-lo se tens motivo para tal. Penso que é motivo suficiente para não incluir ação na definição.<br />Quanto ao Behaviourismo, tenhoFerdinandhttps://www.blogger.com/profile/17968912077807429269noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-4213100959994356486.post-82254114510288979092010-11-17T22:56:39.462-02:002010-11-17T22:56:39.462-02:00Prezado Ferdinand
sua definição de conhecimento n...Prezado Ferdinand<br /><br />sua definição de conhecimento não fala em ação. Como fica a relação conhecimento-ação?<br /><br />Sua definição do conhecimento não seria um pouco behaviourista? Ela só funciona na base do estimulo-resposta ?<br /><br />Forte abraço<br /><br />Fernando GoldmanFernando Goldmanhttps://www.blogger.com/profile/09937183443204632073noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-4213100959994356486.post-4460186354711058682010-11-17T20:42:46.304-02:002010-11-17T20:42:46.304-02:00Fernando
Veja se o seguinte paralelo faz sentido:
...Fernando<br />Veja se o seguinte paralelo faz sentido:<br />Usamos, estocamos, transformamos (e desperdiçamos) e medimos energia. Agora o que é energia? Aquela definição poética de que energia é a capacidade de realizar trabalho, não ajuda nada. Em essência não sabemos o que é energia. Como não sabemos o que são uma porção de outras entidades físicas. Para o "conhecimento" a situação é Ferdinandhttps://www.blogger.com/profile/17968912077807429269noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-4213100959994356486.post-29139363459304298082010-11-17T20:27:16.103-02:002010-11-17T20:27:16.103-02:00Fernando
Mais uma palestra do TED que é mandatória...Fernando<br />Mais uma palestra do TED que é mandatória para a turma de KM : Tom Wujec on 3 ways the brain creates meaning.<br /><br />Como ainda não estou satisfeito com nenhuma definição de conhecimento que consegui encontrar, arrisco a seguinte:<br /><br />Conhecimento é a subrotina de significado que se forma em nosso cérebro resultado da leitura de uma informação. Entenda-se por leitura a Ferdinandhttps://www.blogger.com/profile/17968912077807429269noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-4213100959994356486.post-13342422308453795002010-11-16T21:52:41.358-02:002010-11-16T21:52:41.358-02:00Prezado Ferdinand
Vou dar uma olhada.
forte abra...Prezado Ferdinand<br /><br />Vou dar uma olhada.<br /><br />forte abraço<br /><br />Fernando GoldmanFernando Goldmanhttps://www.blogger.com/profile/09937183443204632073noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-4213100959994356486.post-58970905482322024332010-11-16T21:15:39.607-02:002010-11-16T21:15:39.607-02:00Fernando
Veja que coincidência, nós falando de mot...Fernando<br />Veja que coincidência, nós falando de motoristas conduzindo veículos e o Conrad Wolfram usando o mesmo conceito na palestra dele " Teaching kids real math with computers". <br />Esta palestra apareceu hoje e é imperdível. Realmente o mundo mudou e não mais faz sentido em sujeitar todo mundo a aprender matematica à força. <br />Não consigo mais ficar sem abrir o site do TEDFerdinandhttps://www.blogger.com/profile/17968912077807429269noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-4213100959994356486.post-28363055639555663332010-11-15T21:38:01.737-02:002010-11-15T21:38:01.737-02:00Fernando
Quando usei o exemplo do motorista que sa...Fernando<br />Quando usei o exemplo do motorista que sabe mecânica versus um que apenas conduz o veículo era para mostrar que podemos utilizar um algorítmo sem saber de que ele é composto. Isto é podemos conhecer sem entender. <br />O exemplo clássico hoje é a utilização de softwares, não precisamos conhecer programação, desde que nos limitemos ao que está disponível no soft.<br />O comentário doFerdinandhttps://www.blogger.com/profile/17968912077807429269noreply@blogger.com