quinta-feira, 21 de maio de 2009

Criança, a alma do Negócio

Prezados

O pessoal da produção do documentário "Criança, a alma do Negócio" abriu mão dos direitos autorais, para que o mesmo possa ser assistido por todas as pessoas que tiverem interesse no assunto, ou seja, todo mundo, pois criança de algum modo faz parte do universo de todos e vai refletir no mundo em que viveremos.

Citando o Gabriel Guimard, do Editor Portal Cultura Infância - www.culturainfancia .com.br, "é um documentário marcante, que todos pais, educadores, cuidadores, publicitários, políticos...enfim todo mundo deveria ver".

Vale a pena reservar 50 minutos e assistir ao documnetário dos diretores Estela Renner e Marcos Nisti, com importante participação dos Instituto Alana (www.alana.org. br) e divulgar para pais, filhos, familiares,vizinhos, colegas de escola, amigos, inimigos etc.

Quem quiser ser muito objetivo e assistir o documentário diretamente, clique:

http://www.alana.org.br/CriancaConsumo/Biblioteca.aspx?v=8&pid=40

Vale a pena também dispor de um pouco mais de tempo e dar uma lida no texto do site da ALANA:http://www.culturai nfancia.com. br/goto.php? u=documentario

Forte abraço

Fernando Goldman

terça-feira, 19 de maio de 2009

Modelo Goldman da Dinâmica do Conhecimento Organizacional



Clique na imagem para vê-la ampliada.

Revisada em 22/02/2012

domingo, 17 de maio de 2009

Mesa de Debates "O Papel da EaD Corporativa na GC - 7º SENAED

Prezados

A SBGC realizará Mesa de Debates virtual, de forma assíncrona, dentro da programação do 7º SENAED, da ABED - Associação Brasileira de Educação a Distância.

Nesta mesa, de 23/05 a 31/05, vamos conversar, analisar e debater "O Papel da EaD Corporativa na Gestão do Conhecimento"

A mesa será coordenada por mim, Fernando Goldman, presidente da SBGC-RJ, e terá os seguintes Especialistas Convidados já confirmados:

Ana Cláudia Freire - Gerente de Gestão do Conhecimento da VALE

Eleonora Jorge Ricardo, especialista em Educação Corporativa, UERJ

Heitor Pereira - Presidente da SBGC - Sociedade Brasileira de Gestão do Conhecimento

João Cosenza – Gerente de Serviços Compartilhados e Qualidade da Wilson, Sons Agência Marítima Ltda

No dia 23 de maio, quando todos os especialistas convidados já tiverem postado suas mensagens iniciais, iniciaremos os debates.

Você será bem vindo a participar, enviando questões e discutindo as posições dos Especialistas e dos demais participantes. Será uma excelente oportunidade para profissionais, que querem se aprofundar na relação entre EaD Corporativa e Gestão do Conhecimento, mas têm restrições de agenda.

Para participar, basta seguir os seguintes 5 passos abaixo, que já podem ser executados:

1º - Entre no link: http://br.groups.yahoo.com/ ;
2º - Se você ainda não tem um perfil Yahoo, clique em CADASTRAR e preencha todos os campos para criar seu perfil (leva 1 minuto);
3º - Com um perfil criado e sua senha escolhida, você entrará no YAHOO GRUPOS;
4º - Busque MDSENAED2 e clique na imagem da MDSENAED2, quando ela surgir;
5º - Entre no Grupo.

Pronto!
Você irá receber todos os e-mails da Mesa de Debates “O Papel da EaD Corporativa na Gestão do Conhecimento” e poderá enviar seus comentários. No seu primeiro envio, você deverá informar o seu nome, sua instituição ou empresa, sua cidade, e a sigla de seu Estado.

Contamos com sua participação e ajuda na divulgação desta mesa.

Qualquer dúvida entre em contato com o coordenador da mesa: fernandogoldman@yahoo.com.br

Forte abraço

Fernando Goldman

sábado, 16 de maio de 2009

Aniversário da SBGC

Prezados

O aniversário de 8 anos da SBGC aconteceu no dia 06 de maio passado.

Segue abaixo o texto que apresentei por ocasião do aniversário, no Portal da SBGC.

Forte abraço

Fernando Goldman

Nem sempre é fácil explicar a SBGC

Em um país como o nosso, em que discutir idéias beira a excentricidade, muitas vezes tenho dificuldade de explicar como funciona a SBGC para os administradores da objetividade, com quem muitas vezes converso.

Como falar de uma sociedade que trata de uma nova visão dos negócios, mas que, ao invés de vender metodologias e fórmulas prontas de efeito duvidoso – os milagres que tantos procuram, aceita e procura melhor compreender o papel dos intangíveis, do tácito e das mudanças constantes que a sociedade vem passando? Que não nega a multiplicidade, a aleatoriedade e a incerteza, formando uma rede voltada à percepção do Conhecimento como fator de produção, através do debate e difusão de idéias?
Se é preciso uma classe muito especial de pessoas para lidar com o que é Gestão do Conhecimento Organizacional, que dirá de conseguir gente disposta a se dedicar a um trabalho voluntário por ela. Gente que reúna competência, garra, esperança e humildade suficientes para, através da GC, buscar o aumento da efetividade de nossas organizações, da competitividade do país e da qualidade de vida das pessoas.

Há 8 anos, não participei da fundação da SBGC, porque ainda nem tinha idéia do que esta expressão poderia representar para as organizações e para as pessoas. Na verdade, minha relação com a SBGC é de dívida, pois se não fossem a divulgação do tema por ela promovida, os eventos por ela organizados, as constantes oportunidades de discussão e aprendizado no seu Fórum, os artigos e materiais de seu Portal e, em especial, as pessoas com quem ela me possibilitou o contato, no Brasil e no exterior, minhas pesquisas sobre Gestão do Conhecimento Organizacional ainda estariam muito longe de onde estão, apesar do muito que ainda há a percorrer.

Assim, nestes 8 anos da SBGC, minha mensagem é de agradecimento a todos aqueles que possibilitaram sua existência e reitero o convite feito em nosso Portal para aqueles que ainda não fazem parte da entidade se juntar a nós, pois a Gestão do Conhecimento é feita, fundamentalmente, por pessoas.

Fernando Luiz Goldman
Presidente da SBGC-RJ(2007-2009)

MORAL DA HISTÓRIA

Prezados

Recebi e-mail com esta notícia, que gostaria de compartilhar.

Forte abraço

Fernando Goldman



"HOMEM MORTO TRABALHA POR UMA SEMANA (Notícia do New York Times)

Os Gerentes de uma Editora estão tentando descobrir porque ninguém notou que um dos seus empregados estava morto, sentado à sua mesa há CINCO DIAS.
George Turklebaum, 51 anos, que trabalhava como Verificador de Texto numa firma de Nova Iorque há 30 anos, sofreu um ataque cardíaco no andar onde trabalhava (open space, sem divisórias) com outros 23 funcionários.
Ele morreu tranquilamente na segunda-feira, mas ninguém notou até ao sábado seguinte pela manhã, quando um funcionário da limpeza o questionou, porque ainda estava trabalhando no fim de semana.
O seu chefe, Elliot Wachiaski, disse: 'O George era sempre o primeiro a chegar todos os dias e o último a sair no final do expediente, ninguém achou estranho que ele estivesse na mesma posição o tempo todo e não dissesse nada. Ele estava sempre envolvido no seu trabalho e fazia-o muito sozinho.'
A autópsia revelou que ele estava morto há cinco dias, depois de um ataque cardíaco.

SUGESTÃO: De vez em quando acene para os seus colegas de trabalho. Certifique-se de que eles estão vivos e mostre que você também está!

MORAL DA HISTÓRIA:Não trabalhe demais. Ninguém nota mesmo... "

sábado, 9 de maio de 2009

Palestra do aniversário do Movimento RH Barra


Prezados

Foi com grande prazer que participamos, o Pólo-RJ da SBGC e eu, do aniversário do movimento RH Barra.
Fiz uma apresentação com o título O VALOR TANGÍVEL DOS INTANGÍVEIS.

A outra palestra do dia foi do Alex Lucena ( junto comigo na foto acima). Ele é Sócio e Diretor da empresa de e-elearning EduWeb, consultora de grandes empresas no Brasil e exterior, mostrou diversos e interessantíssimos cases do tema Educação à Distância e como ela pode ser linkada à Gestão do Conhecimento Organizacional.

Realmente de parabéns o Movimento RH Barra, pelo aniversário, pela bela festa e por estar se firmando um importante ponto de discussão de idéias aqui no Rio de Janeiro.
Os slides da apresentação feita por mim já estão disponíveis em :

Forte abraço

Fernando Goldman